Cemitério da Amadora aberto no fim de semana com controlo nas entradas

29 de Outubro 2020

A Câmara da Amadora, no distrito de Lisboa, vai reforçar a segurança do cemitério municipal, entre 31 de outubro e 02 de novembro, devido à pandemia, funcionando com controlo de entrada e saída de visitantes, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

De acordo com o município liderado por Carla Tavares (PS), as medidas de segurança serão implementadas face à “expectável afluência” ao cemitério por ocasião do Dia dos Fiéis Defuntos.

Em comunicado, a autarquia alerta que o cemitério vai funcionar das 08:00 às 18:00, com frequência limite de 20 minutos e número máximo de duas pessoas por sepultura, ossário e jazigo.

A Câmara Municipal da Amadora acrescenta que poderá estar apenas uma pessoa por gavetão e/ou columbário.

Além do uso obrigatório de máscara e desinfeção das mãos, será medida a temperatura aos visitantes à entrada e proibida a partilha de materiais de limpeza.

O município adianta ainda que os dois portões laterais vão estar abertos – um para entrar e outro para sair – e deverá ser respeitada a distância física de dois metros entre pessoas, bem como os circuitos de circulação no interior do cemitério.

“A realização de funerais está condicionada à inexistência de aglomeração de pessoas, permitindo-se a presença apenas do cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins”, alerta a autarquia.

Com a capela, a sala de espera e as casas de banho encerradas, a secretária do cemitério vai estar aberta das 09:00 às 17:00, para prestar informações, não aceitando pagamentos.

O Conselho de Ministros aprovou na semana passada uma resolução que determina a limitação de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00:00 de sexta-feira e as 06:00 de terça-feira.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.428 pessoas dos 132.616 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This