Com base no mais recente inquérito empresarial do instituto alemão ifo, o indicador do instituto da situação atual subiu para menos 0,2 pontos em outubro, contra menos 20,4 pontos em setembro e o mínimo de 86,2 pontos negativos em abril.
“A procura de automóveis registou um forte crescimento, o que melhorou muito a confiança dos gestores”, afirmou Klaus Wohlrabe, chefe de inquéritos do ifo.
A utilização da capacidade na indústria aumentou consideravelmente para 86% em outubro, contra 73% em julho e o número de automóveis recentemente registados produzidos por fabricantes alemães já tinha aumentado 5% em setembro face ao mesmo mês de 2019, adianta o ifo.
Contudo, o ifo sublinha que este aumento está a ser impulsionado por carros elétricos e híbridos e que os fabricantes alemães ainda não têm muitos destes no mercado.
O ifo também afirma que, no entanto, muitos indicadores diminuíram, como por exemplo, o índice de expectativas, que caiu pelo quarto mês consecutivo, de 27,6 pontos em setembro para 17,7 pontos em outubro.
Em relação à carteira de encomendas, que foi excecionalmente elevada em setembro, o instituto considera que esta não pôde ser mantida, tendo o indicador correspondente afundado de 51,5 pontos em setembro para 29,2 pontos em outubro.
As empresas ainda estão a planear aumentar a sua produção, mas estão um pouco mais cautelosas do que em setembro e apesar da boa situação geral, os fabricantes de automóveis estão atualmente a planear reduzir o número de efetivos, afirma o ifo.
LUSA/HN
0 Comments