Doze infetados com ‘legionella’ na zona da Póvoa de Varzim internados em Matosinhos

8 de Novembro 2020

O Hospital de Pedro Hispano, em Matosinhos, tem 12 pessoas internadas com ‘legionella’, que foram encaminhas pelo Centro Hospital da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, no distrito do Porto.

A informação foi hoje confirmada à agência Lusa por fonte do hospital de Matosinhos, na sequência de notícias sobre um surto de ‘legionella’ na zona da Póvoa de Varzim.

O Centro Hospital da Póvoa de Varzim/Vila Conde nada adiantou sobre o assunto e pedidos de esclarecimento feitos por escrito à administração desta unidade, à Administração Regional de Saúde do Norte e Direção Geral de Saúde aguardavam ainda resposta meio da manhã de hoje.

A estação de televisão TVI noticiou no sábado que 17 pessoas foram infetadas com ‘legionella’ (doença do legionário), 12 das quais estariam no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

Duas outras teriam sido transferidas para os cuidados intensivos do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos.

Outras duas pessoas tiveram alta.

Ainda segundo a estação, um homem de 85 anos terá falecido no centro hospitalar da Póvoa/Vila do Conde.

Em comunicado, o Município da Póvoa de Varzim limitou-se a referir que o surto não teve origem na localidade e que “continuará a acompanhar de perto a evolução desta situação junto da Direção Geral da Saúde, de modo a apurar mais detalhes sobre o ocorrido”.

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Iscte e Trofa Saúde Lançam Programa Inovador de Liderança

O Iscte Executive Education e o Grupo Trofa Saúde uniram forças para criar o “Programa de Liderança em Saúde”, uma formação inovadora que capacita líderes do setor com competências avançadas em gestão, comunicação e resolução de problemas, refletindo desafios reais.

Enfermeiros açorianos: dívida histórica resolvida

Foi assinado hoje, em Angra do Heroísmo, um acordo histórico que assegura o pagamento de retroativos e reposicionamentos remuneratórios aos Enfermeiros da Região Autónoma dos Açores, encerrando uma dívida de 14 anos. A Ordem dos Enfermeiros desempenhou papel decisivo neste processo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights