Em comunicado, o município de Proença-a-Nova explica que, com o evoluir da pandemia e com o início da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção, desafiou os munícipes que tivessem jeito para a costura a produzir máscaras em tecido para serem distribuídas a todos os idosos do concelho com mais de 70 anos.
“Para esta ação de voluntariado, que começou em meados de abril, o município disponibilizou um espaço na Casa das Associações, os materiais necessários e contou com a boa vontade de muitos voluntários em nome individual, na sua maioria participantes dos cursos de costura promovidos pelo Projeto Enraizar CLDS 4G e os alunos da Universidade Sénior”, lê-se na nota.
Nesta ação de voluntariado, foram produzidas 1.600 máscaras sociais, cuja distribuição pela população com mais de 70 anos já está em curso.
“Na vila de Proença-a-Nova, a distribuição é feita na Junta de Freguesia, devendo ser levantadas de segunda a sexta-feira entre as 08:30 e as 12:30 e entre as 13:30 e as 16:30”, lê-se na nota da autarquia.
Promovida pelo Projeto Enraizar CLDS 4G, em parceria com a Câmara de Proença-a-Nova, esta ação contou ainda com o apoio das juntas de freguesia, que disponibilizaram a listagem dos idosos com mais de 70 anos em cada localidade do concelho.
Portugal contabiliza pelo menos 3.181 mortos associados à Covid-19 em 198.011 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de novembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos conselhos de risco de contágio mais elevado e municípios vizinhos. Atualmente, a medida abrange 191 concelhos.
Durante a semana o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos dois fins de semana a circulação está limitada entre as 13:00 se sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 se domingo e as 05:00 de segunda-feira.
LUSA/HN
0 Comments