Alemanha contabiliza 22.461 novos casos nas últimas 24 horas

14 de Novembro 2020

A Alemanha contabilizou hoje 22.461 novos casos de infeção com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, uma descida de pouco mais de mil infeções em relação ao dia anterior, que registou o máximo diário de 23.542.

Os números, divulgados pelo Instituto Robert Koch (RKI), anunciam também mais 178 mortes relacionadas com a doença covid-19. No dia anterior tinham sido reportados 218 óbitos.

A incidência cumulativa em sete dias, por 100.000 habitantes, foi de 130 casos, acima das 50 infeções definidas pelo instituto como limite a partir do qual se entra na classificação de zona de risco.

Desde o início da pandemia, a Alemanha totaliza 12.378 vítimas mortais e 773.556 contágios, dos quais cerca de 493.200 recuperaram da infeção.

Os números de hoje são indicativos da perspetiva de desaceleração da pandemia na Alemanha que o RKI tinha sugerido na última semana, embora o instituto e o Governo alemão estejam cautelosos perante uma evolução que não pode ser considerada consolidada.

A Alemanha encontra-se desde o início de novembro numa nova fase, a durar previsivelmente até final do mês, que implica o encerramento da restauração, da vida noturna e cultural e do desporto em espaços fechados, para além das restrições dos contactos pessoais, mas lojas e escolas permanecem abertas.

A chanceler alemã Ângela Merkel deverá reunir-se na segunda-feira com responsáveis regionais para discutir a evolução da pandemia.

Fontes governamentais citadas por agências internacionais indicaram que não é esperada uma redução das limitações atuais, dado o número de incidência cumulativa largamente superior ao definido pelo RKI, cujos critérios são utilizados pelo Governo e pelos poderes regionais para tomar decisões.

No entanto, a incidência cumulativa difere de região para região, cifrando-se nos 195 casos na região da capital, Berlim, enquanto na zona de Mecklenburgo-Pomerânia Ocidental o número situa-se nos 42 casos por cada 100.000 habitantes.

Durante a pandemia, o Governo federal e as respetivas regiões tentaram atuar em conjunto na aplicação das restrições, mas a implementação das medidas é efetuada por cada região, que atuam de acordo com os seus critérios e incidência territorial.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 1.294.539 mortos em mais de 52,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights