Centro Hospitalar Universitário de São João com uma vaga disponível para tratamento de doentes críticos

15 de Novembro 2020

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, indicou hoje que tem 17 doentes em ECMO, um dispositivo de circulação extracorporal essencial ao tratamento de doentes críticos, 11 deles com covid-19, e ainda uma vaga disponível.

“O CHUSJ é o centro de referência em ECMO em Portugal com maior casuística no contexto da Península Ibérica, com uma média de 100 doentes admitidos em ECMO por ano. Temos atualmente 17 doentes em ECMO, 11 dos quais covid-19. Temos, neste momento, uma vaga disponível”, explica o CHUSJ, em resposta enviada à agência Lusa.

Devido ao facto de funcionarem em rede, o Hospital São José, em Lisboa, anunciou no sábado que recebeu quatro doentes com a covid-19 da região Norte do país que necessitavam de ECMO, devido ao facto de o CHUSJ ter estes equipamentos quase todos ocupados.

“O Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) [onde está integrado o Hospital São José], está a fazer resgates de ECMO (cuidados intensivos) de doentes covid-19 da região Norte”, referia esta entidade hospitalar, numa nota enviada à Lusa.

Na sexta-feira, o CHLC recebeu doentes dos hospitais de Penafiel, do Pedro Hispano, em Matosinhos, e de Bragança e, no sábado, recebeu um doente do Hospital de Guimarães.

“Esperamos que o confinamento reduza nos próximos dias a pressão sobre o SNS [Serviço Nacional de Saúde]”, sublinhava o CHLC, adiantando a que “a gestão dos doentes funciona em pleno entre as unidades”.

O Centro Hospitalar e Universitário de S. João, no Porto, os hospitais de Santa Maria e de S. José são centros de referência para ECMO.

Portugal contabiliza pelo menos 3.305 mortos associados à covid-19 em 211.266 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de novembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado e municípios vizinhos. A medida abrange 114 concelhos, número que passa a 191 a partir de segunda-feira.

Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23:00 e as 05:00, enquanto nos fins de semana a circulação está limitada entre as 13:00 de sábado e as 05:00 de domingo e entre as 13:00 de domingo e as 05:00 de segunda-feira

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This