Ser APMGF – A necessidade de mudança

15 de Novembro 2020

Clara Jasmins Médica de Família; Membro da candidatura da Lista “Ser APMGF" para os órgãos sociais da APMGF no triénio 2021-23.

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Ser APMGF – A necessidade de mudança

15/11/2020 | CSP

Sou parte integrante da atual Direção Nacional da APMGF e integro a lista Ser APMGF, candidata às eleições da nossa Associação para o triénio 2021-2023.

Estava no 2º ano do internato quando iniciei o meu percurso enquanto dirigente associativa e muito cresci com a equipa com quem tive oportunidade de trabalhar.

No entanto e como em qualquer projeto, ou – arrisco-me até a dizer – família, as opiniões, as estratégias de atuação e até mesmo a visão sobre o futuro nem sempre seguem as mesmas linhas. Temos vivências diferentes, refletimos tempos diferentes e tudo isto condiciona a nossa maneira de pensar e agir. Passados três anos, sinto que é necessário fazer diferente. Faz falta ser irreverente. Arriscar. Porque afinal, se tanta gente se queixa de um distanciamento cada vez maior da associação, porquê temer a mudança?

Mas para arriscar é preciso estar desapegado. Agir em prol de um bem maior por todos, mesmo que isso não signifique vantagem para o próprio. É necessária a experiência dos mais velhos e a irreverência dos mais novos, mas o espírito paternalista não se deve impor.
Confesso que é com satisfação que faço parte destas eleições independentemente do seu resultado. Nunca se escreveu tanto sobre a nossa Associação como agora, sobre as necessidades dos médicos de família, no que que pretendemos todos para o futuro. Certamente serviu também para uma reflexão interna sobre o que fizemos bem e menos bem, o que leva uma equipa a dividir-se e a seguir caminhos distintos, certos de que o objetivo de cada um será sempre melhorar a APMGF.

Sou Ser APMGF porque acredito numa Associação com menos retórica e mais “mão na massa”, porque sei que em equipa podemos fazer a diferença, porque somos médicos de família e devemos orgulhar-nos da Associação que nos representa, não só a nível socio-profissional, mas sobretudo como Sociedade Científica da nossa especialidade. Mas para isso precisamos de contar com todos, com proximidade, sem interlocutores. Queremos ser acessíveis, simples, de igual para igual.

Queremos Ser APMGF: por todos e para todos os Médicos de Família!

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights