Lurdes Serrabulho Coordenadora de Enfermagem e Formação da APDP

Dia Mundial da Diabetes 2020 comemora o Papel dos Enfermeiros na Diabetes

11/16/2020

[xyz-ips snippet=”Excerpto”]

Dia Mundial da Diabetes 2020 comemora o Papel dos Enfermeiros na Diabetes

16/11/2020 | Opinião

2020 é o ano internacional dos enfermeiros, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, pela importância da profissão e porque se celebra o 200.º aniversário de Florence Nightingale (fundadora da enfermagem moderna). Os enfermeiros representam 59% dos profissionais de saúde em todo o mundo.

A Federação Internacional da Diabetes também adotou o tema, dedicando o Dia Mundial da Diabetes deste ano à discussão sobre as medidas que podem ser tomadas para garantir que estes profissionais de saúde estão bem preparados para apoiar as pessoas com diabetes, nas suas comunidades – por meio de melhor educação e mais financiamento. Como o número de pessoas diagnosticadas com diabetes continua a aumentar em todo o mundo, o papel dos enfermeiros torna-se cada vez mais importante.

Os enfermeiros desempenham um papel fundamental nos cuidados, no apoio, na educação, na relação terapêutica e na capacitação da pessoa com diabetes, como agentes facilitadores de mudanças de comportamento e adoção de estilos de vida saudável.

Para além da diversidade de experiências clínicas em todas as áreas ligadas ao acompanhamento integrado da pessoa com diabetes e familiares, os enfermeiros desenvolvem formação contínua nesta área, o que lhes permite a especialização dos cuidados e a participação ativa na promoção da autonomia e autogestão da doença pelas pessoas com diabetes.

A área de educação terapêutica na diabetes, na qual a enfermagem tem um papel fundamental, em parceria com as pessoas com diabetes e familiares e os outros profissionais de saúde da equipa multidisciplinar, é um processo facilitador na promoção de melhores cuidados às pessoas com diabetes, de modo a otimizarem a sua vida com a diabetes em termos da melhoria da autogestão, bem-estar e qualidade de vida.

A investigação na diabetes é também fundamental para a qualidade, eficácia e segurança dos cuidados de saúde que são prestados pelos enfermeiros. O conhecimento e os resultados obtidos pela investigação são utilizados para desenvolver uma prática clínica baseada na evidência, conjugada com a experiência e as necessidades, dificuldades, valores e preferências dos utentes e famílias.

As pesquisas são dirigidas para o conhecimento e a compreensão da forma como vivem as pessoas com diabetes, as dificuldades que sentem em relação à adaptação e à gestão da doença e como consideram poder melhorar, para promover a adesão ao tratamento. Para além disso, é importante avaliar a satisfação dos utentes e os resultados das intervenções de enfermagem, de forma a assegurar a qualidade e eficácia dos cuidados prestados.

 

Na diabetes, a educação e a prestação de cuidados de saúde são indissociáveis. A Educação Terapêutica é considerada uma prioridade nos cuidados de saúde, permitindo a construção da relação de confiança e facilitando o processo de mudança de comportamentos e de adesão ao tratamento, potencializando a autoeficácia e o sucesso na autogestão da diabetes.

A Educação Terapêutica permite às pessoas desenvolver melhor as suas potencialidades e as capacidades de adaptação na resolução dos seus problemas, proporcionando o desenvolvimento de competências para a autogestão dos cuidados. Os seus benefícios são reconhecidos de forma consensual e referem-se a: aumento da satisfação das pessoas e profissionais de saúde, melhoria da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida e diminuição dos custos a nível pessoal, familiar, laboral, social e económico.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights