Natureza pode melhorar a saúde mental durante a pandemia

19 de Novembro 2020

Um estudo publicado em "Ecological Applications" sugere que a natureza à volta de casa pode ajudar a mitigar alguns dos efeitos negativos da pandemia na saúde mental.

Um inquérito online preenchido por 3.000 adultos em Tóquio (Japão), quantificou a ligação entre cinco resultados de saúde mental (depressão, satisfação com a vida, felicidade subjectiva, auto-estima e solidão) e duas experiências relacionadas com a natureza (frequência de utilização dos espaços verdes e poder ver arvoredo através de janelas de casa).

O uso mais frequente de espaços verdes e a possibilidade de ver jardins ou arvoredo a partir de casa foram associados a níveis mais elevados de auto-estima, satisfação com a vida e felicidade subjetiva, bem como a níveis mais baixos de depressão e solidão.

“Os nossos resultados sugerem que a natureza próxima de casa pode servir de amortecedor dos impactos negativos de um evento muito stressante para os seres humanos”, referiu o autor principal do estudo, Masashi Soga, PhD da Universidade de Tóquio. “A proteção dos ambientes naturais em áreas urbanas é importante não só para a conservação da biodiversidade, mas também para a proteção da saúde humana”.

 Link para o estudo:

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/eap.2248

Informação bibliográfica completa:

A room with a green view: the importance of nearby nature for mental health during the COVID‐19 pandemic

Masashi Soga

Maldwyn J. Evans

Kazuaki Tsuchiya

Yuya Fukano

First published: 17 November 2020

https://doi.org/10.1002/eap.2248

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights