Centenas de pescadores no Senegal afetados por doença de pele misteriosa

20 de Novembro 2020

Pelo menos 300 pescadores senegaleses regressaram a terra com sintomas de uma doença de pele de causa desconhecida, mas que poderá ter uma "origem tóxica", informou hoje o ministro da Saúde.

“Nos últimos dois dias, assistimos ao aparecimento, na zona de Thiaroye [um porto a sul de Dacar], de uma doença misteriosa que ataca pescadores que regressam do mar, a quem frequentemente aparecem lesões”, disse à imprensa o ministro, Abdoulaye Diouf Sarr.

Os meios de comunicação social têm mostrado homens, todos pescadores, com rostos, bocas ou membros com numerosas bolhas.

“Até à data, detetámos mais de 300 casos e a identificação continua, à medida que os pescadores regressam do mar. Destes casos, 18 estão hospitalizados e os outros estão a ser tratados em locais próprios”, explicou o ministro.

O Instituto Pasteur e o centro antiveneno do ministério foram chamados a analisar as causas da doença, acrescentou Sarr.

“O que podemos dizer hoje é que não está de modo algum relacionado com a covid-19, porque os testes foram negativos, e também não vimos a presença do vírus, o que evidentemente nos pode fazer pensar numa origem tóxica”, sublinhou o governante, segundo o qual os serviços ambientais vão analisar a água do mar.

De acordo com o ministro da Saúde, “não há suspeita” de que a doença seja contagiosa, uma vez que “apenas os pescadores que regressam do mar são afetados” e não há propagação em casa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights