Cuidados Continuados de Freixo de Espada à Cinta com três casos positivos

21 de Novembro 2020

A Unidade de Cuidados Continuados de Freixo de Espada à Cinta regista três casos positivos de covid-19, após um rastreio para despiste da infeção, que envolveu quase uma centena de utentes e funcionários, indicou hoje à Lusa fonte da instituição.

“Foram testadas 98 pessoas na sexta-feira, sendo que 39 são utentes e 59 funcionários. Foram detetados três casos positivos para a covid-19 [dois utentes e um funcionário]”, concretizou José Santos, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Freixo de Espada à Cinta, entidade que tutela aquela unidade, no distrito de Bragança.

O provedor disse ainda que os dois utentes infetados estão em isolamento e que o funcionário está em isolamento profilático em casa.

Segundo o responsável, hoje às 15:00 haverá uma região com caráter de urgência para avaliar a situação epidemiológica na Unidade de Cuidados de Continuados, juntando vários organismos, como a Saúde Pública, a Proteção Civil Municipal ou a Segurança Social.

Já no lar também tutelado pela Misericórdia há o registo de quatro utentes recuperados, depois de no dia 09 de novembro ter sido registado um surto de covid-19 que infetou cinco funcionários e quatro idosos.

Segunda fonte da Proteção Civil Municipal de Freixo de Espada à Cinta, há no concelho 121 casos ativos de SARS-CoV-2.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,3 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado.

Portugal contabiliza hoje mais 62 mortos relacionados com a covid-19 e 6.472 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 3.824 mortes e 255.970 casos de infeção, estando ativos 82.767, mais 31 do que na sexta-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights