Rússia tem novo recorde de mortes e casos

26 de Novembro 2020

A Rússia registou esta quinta-feira um novo recorde de casos e mortes devido ao SARS-CoV-2, com 25.487 novas infeções e 524 óbitos, de acordo com as autoridades de saúde locais.

Com estes novos dados e segundo as autoridades, a Rússia totaliza 2.187.990 infeções pelo novo coronavírus e 38.062 mortes desde o início da pandemia.

Esses números refletem uma letalidade muito menor do que em outras partes do mundo, já que as autoridades apenas registam as mortes que, após uma autópsia, são declaradas como tendo como causa primária a Covid-19.

Entre abril e setembro de 2020, o excesso de mortes na Rússia foi de cerca de 117.000 em comparação com igual período do ano passado, de acordo com a agência de estatísticas Rosstat, enquanto apenas 28.000 mortes devido à Covid-19 foram registadas nesse período.

As duas maiores cidades da Rússia, Moscovo e São Petersburgo, são as mais afetadas com 6.075 e 3.669 novos casos de contágio hoje, mas o resto do país, onde as infraestruturas médicas são muito menos desenvolvidas, concentra quase 60% dos casos.

Na terça-feira, a vice-primeira-ministra encarregada da Saúde, Tatiana Golikova, indicou que mais de 90% das camas dedicadas à Covid-19 estavam ocupados em seis das 85 regiões do país.

O Presidente russo, Vladimir Putin, que na semana passada julgou a situação “alarmante”, no entanto exclui qualquer confinamento nacional porque a economia está a sofrer muito com as medidas impostas em abril e maio.

A Rússia desenvolveu duas vacinas contra o novo coronavírus, uma das quais chamada Sputnik V, 95% eficaz segundo as autoridades russas, deve em breve começar a ser administrada gratuitamente aos russos.

O ministro da Saúde, Mikhail Murashko, anunciou hoje que a produção em grande escala da vacina começaria em dezembro ou janeiro.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.415.258 mortos resultantes de mais de 60 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights