Vacina da Moderna revela 94% de eficácia e vai pedir Autorização de Uso de Emergência

2 de Dezembro 2020

A Moderna revelou esta quarta-feira que fez um pedido à FDA para Autorização de Uso de Emergência da sua candidata à vacina para o Covid-19 e revelou também os resultados da análise primária de eficácia, de 94,1%.

A análise primária incluiu 196 participantes com casos confirmados de Covid-19, 30 dos quais graves. Dos 196 que tomaram a vacina, apenas 11 casos mantiveram a doença. Nos casos graves, a vacina registou uma eficácia de 100%.

A eficácia da vacina foi também consistente no que toca à idade, raça, etnia e género. Os 196 casos graves incluíram adultos mais velhos (+65 anos) e 42 participantes que se identificaram como sendo de comunidades diferenciadas.

Até à data, a Moderna adianta também que não existem efeitos secundários registados pela toma da vacina, o que contribui para uma boa tolerância da mesma.

Quanto ao pedido de autorização para uso de emergência, a Moderna tenciona fazer chegar o mesmo ainda hoje junto da FDA. O próximo passo será a realização da reunião do Vaccines and Related Biological Products Advisory Committee (VRBPAC) onde serão revistos os dados de segurança e eficácia da mRNa-1273 que, segundo informações dadas pela FDA à Moderna, os resultados serão comunicados no dia 17 de Dezembro de 2020.

A Moderna prevê também pedir ainda hoje uma Autorização de Introdução no Mercado condicional à Agência Europeia do Medicamento (EMA), bem como a Pré-qualificação e/ou ProcedimentocAcelerado de Registo junto da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A empresa irá submeter os dados da Fase 3 do Estudo COVE a um processo de revisão pelos pares (peer-review) para publicação.

PR/João Marques

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights