Bolsas europeias em baixa com investidores preocupados com novas tensões EUA/China e ‘Brexit’

7 de Dezembro 2020

As principais bolsas europeias abriram hoje em baixa, com os investidores preocupados com a possibilidade de novas tensões entre os EUA e a China e atentos às negociações do 'Brexit'.

Cerca das 08:45 em Lisboa, o EuroStoxx 600 desvalorizava-se 0,83% para 390,69 pontos.

As bolsas de Paris e Madrid recuavam 1,08% e 1,05%, respetivamente, enquanto as bolsas de Frankfurt e Milão desciam 0,92% e 0,91%, respetivamente.

Londres, por sua vez, recuava 0,35%.

Depois de ter sido divulgado que a produção industrial alemã subiu em outubro a um maior ritmo do que no mês passado, superando as expectativas, os investidores estão hoje pendentes das negociações do ‘Brexit’, que entram em momentos decisivos.

Os negociadores britânicos e europeus continuam hoje em Bruxelas novos esforços, talvez os derradeiros, para tentar concluir um acordo comercial pós-Brexit e evitar um cenário de “não acordo” no final do ano, situação que desencadearia pesadas consequências económicas.

O negociador-chefe da União Europeia (UE), Michel Barnier, e o homólogo britânico, David Frost, estarão reunidos na capital belga para retomar as negociações que foram interrompidas na sexta-feira, após uma semana de conversações em Londres que se revelaram infrutíferas.

Analistas explicam à agência EFE que as praças europeias abriram esta semana em baixa afetadas pelos dados negativos relativos à evolução da pandemia nos EUA, que levaram a novos confinamentos na Califórnia, e preocupadas com o risco geopolítico de que o país prepara novas sanções à China.

Estas informações provocaram quedas na maioria das praças asiáticas, com o Nikkei de Tóquio a cair 0,76%, enquanto Hong Kong cedia 0,66% e Xangai 0,85%.

No mercado de matérias-primas, o preço do barril de crude Brent, de referência na Europa, caía 1,06%, até aos 48,73 dólares.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights