De acordo com o CEO da Moderna, Stéphane Bancel, o prinicipal objetivo do estudo de Fase II/III da mRNA-1273 em adolescentes saudáveis nos EUA, visa “gerar dados na Primavera de 2021 para apoiar a utilização da mRNA-1273 em adolescentes antes do ano letivo de 2021”.
Em comunicado, a farmacêutica revelou os que “primeiros participantes adolescentes já receberam a primeira dose da candidata à vacina para a Covid-19”.
O ensaio clínico prevê inscrever três mil norte-americanos saudáveis com idades entre os 12 e menos de 18 anos.
As duas doses da vacina serão administradas com um intervalo de 28 dias.
As expectativas do ensaio pretendem “fornecer uma vacina segura que proteja os adolescentes para que possam regressar à escola num ambiente normal”.
A Moderna garante que os participantes serão acompanhados durante 12 meses após receberem a segunda dose.
Apesar dos avanços conquistados pela indústria farmacêutica na produção de uma vacina contra o SARS-CoV-2 persistem, ainda, dúvidas sobre a eficácia do imunizante em jovens e mulheres grávidas.
No dia 16 de novembro a empresa anunciou uma eficácia de 94,5%. Os resultados foram baseados nos primeiros 95 voluntários que desenvolveram sintomas, sendo que destes apenas cinco tinham sido imunizados com a vacina. Os restantes 90 teriam recebido placebo.
A Moderna já avançou com um pedido de Autorização de Uso de Emergência à Agência Europeia do Medicamento.
PR/HN/Vaishaly Camões
0 Comments