Espanha tem inflação anual negativa pelo oitavo mês consecutivo

11 de Dezembro 2020

Os preços em Espanha caíram 0,8% em novembro comparando com um ano antes, a mesma descida verificada em outubro e pelo oitavo mês consecutivo, confirmou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatísticas espanhol.

O indicador definitivo do Índice de Preços no Consumidor (IPC) para o mês passado confirma os números provisórios que já tinham sido avançados há duas semanas.

Segundo o INE espanhol, a evolução do índice foi influenciada principalmente pela subida do preço da eletricidade, que contrasta com a baixa de há um ano.

Também se realça a descida dos preços da fruta, maior este ano do que aconteceu um ano atrás, e a estabilização de outros produtos, como o peixe e os mariscos.

Desde março que a situação criada pela pandemia de Covid-19 tem implicado uma queda dos preços em Espanha, influenciada principalmente pela redução das componentes energéticas.

A inflação anual espanhola tem valores negativos há oito meses consecutivos: -0,7% em abril, -0,9% em maio, -0,3% em junho, -0,6% em julho, -0,5% em agosto, -0,4% em setembro, -0,8% em outubro e -0,8% em novembro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights