Novo teste da bioMérieux deteta o coronavírus através da saliva

11 de Dezembro 2020

O novo teste de diagnóstico disponibilizado pela bioMérieux vem substituir os testes de antigénio tradicionais para a Covid-19 ao detetar a carga viral através da saliva. Uma inovação que facilita […]

O novo teste de diagnóstico disponibilizado pela bioMérieux vem substituir os testes de antigénio tradicionais para a Covid-19 ao detetar a carga viral através da saliva. Uma inovação que facilita na recolha de amostras, o que permite agilizar o processamento dos testes.

Entre as outras vantagens deste teste está a praticalidade. O teste RT-PCR singleplex SARS-CoV-2 R-GENE® permite que seja o doente a colocar a sua saliva no tubo de recolha de amostra sem que para este procedimento sejam necessários profissionais de saúde especializados. As amostras podem ser recolhidas de forma rápida através de um circuito logístico previamente implementado e o teste pode ser utilizado em lares, em ambulatório ou em unidades de saúde.

“O alargamento do uso do teste molecular ARGENE® para a inclusão de amostras de
saliva tornará o teste mais tolerável para muitos suspeitos e doentes e mais fácil de realizar”, refere François Lacoste, vice-presidente executivo de R&D da bioMérieux.

Diversos estudos têm demonstrado a alta sensibilidade da amostra de saliva e a sua eficiência nos processos de triagem e rastreio epidemiológico. A Autoridade Francesa para a Saúde (HAS) emitiu uma recomendação a 18 de setembro de 2020 que encoraja a utilização preferencial de zaragatoas de saliva para testar pessoas sintomáticas nas quais é difícil ou impossível utilizar zaragatoas nasofaríngeas.

“Esta solução bioMérieux de RT-PCR em saliva, para além de assegurar resultados fiáveis, como demonstram os estudos de performance, permitirá a implementação de novos modelos e procedimentos na colheita das amostras, permitindo uma maior comodidade para os cidadãos em que seja necessário executar o teste, bem como uma maior capacidade de colheita em diferentes locais dada a sua maior simplicidade. Esta simplificação do processo pré-analítico em muito contribuirá para uma melhor identificação das cadeias de contágios e assim melhor controlar a propagação do vírus”, acrescenta Rui Nunes, Diretor de Marketing da bioMérieux Ibéria.

PR/HN/João Marques

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights