Trump repete pedido ao Supremo para obrigar mulheres a levantar em pessoa pílula do aborto

16 de Dezembro 2020

O governo de Donald Trump solicitou, pela segunda vez, ao Supremo Tribunal que reinstale a regra de as mulheres terem de levantar a pílula do aborto em pessoa, mesmo durante a pandemia do novo coronavirus.

A pretensão foi apresentada na terça-feira, quando falta um mês para Trump sair da Casa Branca.

A regra tem estado suspensa desde julho, devido à pandemia e à possibilidade de o novo governo, de Joe Biden, a suspender durante a presente situação de emergência sanitária, depois da tomada de posse do novo presidente, em janeiro.

O governo de Trump suspendeu a necessidade de deslocações pessoais para obter outras drogas, mas reusou-se a aliviar as regras para obter a designada pílula do aborto.

Na semana passada, um juiz federal rejeitou os argumentos do governo de Trump, afirmando que os riscos de saúde pública para os doentes só tinham aumentado, uma vez que os casos de infeções com o novo coronavirus estavam a bater recordes.

O juiz Theodore Chuang acentuou também que o desenvolvimento de vacinas e a melhoria dos tratamentos para o vírus não tinham “alterado significativamente os atuais riscos e obstáculos para as mulheres que procuravam medicação de aborto”.

A decisão do juiz proibiu provisoriamente a entidade reguladora do medicamento e da alimentação (FDA, na sigla em Inglês) de obrigar as mulheres a deslocarem-se a hospitais, clínicas ou consultórios médicos para obterem a droga mifepristone durante a pandemia.

A FDA aprova a mifepristone para ser usada, em combinação com uma segunda droga (misoprostol), para terminar com uma gravidez no início ou gerar um abordo espontâneo.

Em outubro, o Supremo autorizou as mulheres a continuarem a obter a pílula do aborto através do correio.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights