Companhia aérea cabo-verdiana espera quebra de 68,5% de passageiros em dezembro

17 de Dezembro 2020

A companhia aérea cabo-verdiana TICV anunciou esta quinta-feira um reforço de 20 voos domésticos face à programação inicial prevista para dezembro, tendo em conta o aumento da procura, mas admite que permanece 68,5% abaixo do desempenho de há um ano.

Em comunicado enviado à Lusa, a administração da Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) justificou que previa realizar em dezembro 148 voos, com cerca de 10.300 lugares, tendo em conta que nos três meses anteriores foram apenas transportados cerca de 7.300 passageiros por mês.

“No entanto, com o decorrer deste mês, notou-se um considerável aumento da procura e assim foram adicionados mais 20 voos com capacidade para 1.440 passageiros. Na sua maioria os reforços foram para as ilhas de São Vicente e do Sal”, explicou o diretor-geral da TICV, Luís Quinta, citado no comunicado.

A companhia, a única a operar no mercado doméstico, recorda que em dezembro de 2019 transportou cerca de 27 mil passageiros entre as ilhas de Cabo Verde, mas perspetiva para o mesmo mês de 2020 que o movimento não ultrapasse os 8.500 passageiros, o que representará uma quebra de 68,5% face ao ano anterior, “com a respetiva quebra de receitas que isso provoca, problema que se vem a arrastar desde março do corrente ano”

“Embora a situação da Covid-19 a nível nacional se encontre mais animadora, a mesma não tem sido acompanhada por correspondente aumento do número dos turistas e emigrantes, isto faz com que a companhia continue a ser fortemente afetada pelos efeitos da pandemia”, admitiu ainda o diretor-geral da companhia.

No final de março, por decisão do Governo, para conter a transmissão da pandemia pelo arquipélago, os voos domésticos foram suspensos, tendo sido retomados, progressivamente, apenas a partir de 15 de julho.

Segundo dados da Direção Nacional de Saúde de Cabo Verde, o arquipélago registou nos últimos 14 dias (até 13 de dezembro) uma taxa de incidência nacional acumulada de 110 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.

Já sobre a procura para o mês de janeiro, a TICV admite que “parece ser idêntica” à de novembro, que “rondou os 7.300 passageiros, contra os 26 mil transportados em janeiro de 2020”, cenário que a concretizar-se representará uma quebra de 72%.

A TICV assinalou em setembro de 2019 o milhão de passageiros transportados em Cabo Verde e assegura as ligações aéreas para sete ilhas do arquipélago com três ATR-72 500, com capacidade para 72 passageiros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This