México com 670 mortos e mais de 10 mil casos em 24 horas

17 de Dezembro 2020

O México contou 670 mortes causadas pela covid-19 e 10.297 casos da doença nas últimas 24 horas, disseram na quarta-feira as autoridades de saúde.

O país registou 115.769 mortos e 1.277.499 contágios desde o início da pandemia, em fevereiro passado.

Este é o segundo dia consecutivo em que o México regista mais de dez mil contágios, de acordo com o boletim diário da Secretaria de Saúde mexicana.

Apenas 6% dos casos são ativos, ou seja, 83.768 pessoas apresentam sintomas nas últimas duas semanas, disse o diretor-geral de Epidemiologia mexicano, José Luis Alomía.

Os dados mostram uma tendência semanal para a alta, de 16% nos casos estimados, ou que aguardam confirmação por teste, e de 3% no número de óbitos, advertiu.

No país, 45% das camas hospitalares de cuidados gerais estão ocupadas, e 38% nos cuidados intensivos, incluindo camas com ventilador.

O subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde mexicano, Hugo López-Gatell, encarregado da gestão da pandemia no país, reconheceu o cansaço do pessoal médico e apelou à sociedade para que ajude a reduzir os riscos e os contágios.

Com uma população de 130 milhões de habitantes, o México é o quarto país com o maior número de mortes e o 13.º com mais infeções, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

Antes, a Secretaria de Saúde mexicana tinha indicado que um em cada quatro habitantes, ou 25% da população, já esteve exposto ao novo coronavírus, de acordo com estudo preliminar de anticorpos do organismo de Estatísticas de Saúde e Nutrição do país.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.636.687 mortos resultantes de mais de 73,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights