Surto em lar de Mourão com 48 utentes e funcionários infetados

24 de Dezembro 2020

Um surto de Covid-19 no lar Nossa Senhora das Candeias, em Mourão (Évora), já infetou, pelo menos, 48 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa a presidente do município, Maria Clara Safara.

“Num universo de 62 utentes, estão 38 positivos e funcionários são 43 e nesta testagem saíram sete funcionárias que testaram positivo, mas já estavam três [infetadas], o que dá 10 funcionários infetados”, disse.

De acordo com a autarca, o surto foi identificado na quinta-feira, estando nesta altura a decorrer uma reunião da comissão municipal de Proteção Civil que deverá decidir a retirada dos utentes que não estão infetados para uma outra zona de acolhimento naquela vila alentejana.

A autarca disse ainda que dos 38 utentes infetados, dois deles estão na “zona de acolhimento covid” no hospital de Évora e que “alguns” dos utentes infetados que permanecem no lar “têm sintomas”, mas a maioria estão “assintomáticos”.

“Está nesta altura uma equipa médica no lar para avaliar a situação”, acrescentou.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.718.209 mortos resultantes de mais de 77,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 6.343 pessoas dos 383.258 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights