Bolsonaro diz que aborto na Argentina legaliza a morte de crianças com anuência do Estado

31 de Dezembro 2020

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou a legalização do aborto na Argentina ao afirmar que as vidas das crianças argentinas passam a poder ser abreviadas “com o consentimento do Estado”.

“Lamento profundamente pelas vidas das crianças argentinas, agora sujeitas a serem ceifadas no ventre de suas mães com anuência do Estado”, escreveu Bolsonaro na rede social Twitter.

“No que depender de mim e do meu Governo, o aborto jamais será aprovado em nosso solo. Lutaremos sempre para proteger a vida dos inocentes!”, acrescentou o chefe de Estado brasileiro, que conta com o apoio das igrejas evangélicas neopentecostais e católicos conservadores, dois grupos que se opõem a legalização do aborto.

Na quarta-feira de manhã, o Senado argentino aprovou a legalização do aborto até a 14ª semana de gravidez.

O Presidente argentino, Alberto Fernandez, saudou a medida, dizendo que ela torna a Argentina “uma sociedade melhor, que amplia os direitos das mulheres e garante a saúde pública”.

No Brasil o aborto é punido com pena de três anos de prisão e só é permitido em casos de violação, perigo para a vida da mãe ou em caso de anencefalia, uma má-formação grave do feto.

O Supremo Tribunal Federal brasileiro realizou uma série de audiências públicas sobre a legalização do aborto em agosto de 2018.

Numa delas, a advogada Maria de Fátima, representante do Ministério da Saúde do ex-presidente brasileiro Michel Temer, afirmou que apesar da legislação muito restritiva, uma em cada cinco mulheres brasileiras já havia feito um aborto. Segundo ela, 203 mulheres morrem a cada ano no Brasil após abortos clandestinos e 250 mil são hospitalizadas por complicações.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights