Distrito de Bragança começou vacinação em lares de idosos

6 de Janeiro 2021

A Unidade de Saúde do Nordeste iniciou na terça-feira a campanha de vacinação contra a Covid-19 em lares de idosos no distrito de Bragança.

Para já estão abrangidos três concelhos escolhidos com o risco epidemiológico previamente definido como “extremamente elevado”, são eles Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Vimioso. Nestes três concelhos vão ser vacinadas 730 pessoas que residem ou trabalham em 18 instituições.

Para o efeito, as equipas de saúde deslocam-se à estruturas residenciais de idosos cumprindo escrupulosamente todos os procedimentos de qualidade e de segurança inerentes ao processo de vacinação, desde a preparação, à administração e ao seguimento dos vacinados.

O arranque da vacinação nas instituições para idosos é um passo fundamental no combate à pandemia, na medida em que se inicia a imunização de pessoas de idade avançada e mais vulneráveis, a maioria delas com várias patologias associadas, e dos seus cuidadores, garantindo-lhe, após a administração da segunda dose da vacina, uma maior proteção.

A par das Estruturas Residenciais para Idosos, a ULS do Nordeste também está a dar continuidade ao processo de vacinação dos profissionais que estão na linha da frente no atendimento a doentes Covid-19, garantindo-lhe uma maior proteção no desempenho da sua importante missão no combate à pandemia.

A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 irá desenvolver-se em três fases, de acordo com os grupos prioritários previamente definidos, sendo a vacina universal, gratuita e facultativa.

PR/HN/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights