Mais de cinco associações de apoio aos doentes desafiaram a agência criativa portuguesa, Circle, para desenvolver uma campanha de sensibilização. Com o objetivo de lembrar que “a saúde é um direito de todos”, o Diretor Criativo da agência, André Torrado, admite que “por se tratar de um tema sensível, foi uma campanha muito desafiante”.
“Por um lado, não queríamos diabolizar a pandemia, nem dizer que há doentes mais importantes que outros, porque não há. Mas, por outro, tínhamos de colocar o dedo na ferida, ou seja, dizer que nenhum doente pode ficar para trás, mesmo no momento de emergência médica que vivemos. Como tal, criámos um conceito simples que se explana na frase: para quem está doente, o tempo conta. Seja qual for a doença. Por isso, é chegada a hora de lembrar que todos temos de ter acesso aos cuidados de saúde. Sempre”, afirma.
Neste sentido, a escolha da imagem pretende ir ao encontro da mensagem principal dos doentes. Luís Wengorovius, partner e supervisor criativo da Circle, explica que “visualmente transpusemos este conceito com imagens de rostos que têm sobre eles os ponteiros de um relógio que vão apagando parte da cara, à medida que o tempo passa. Uma imagem poderosa que acreditamos que dá ainda mais força a uma mensagem, já de si, poderosa”.
O desafio foi colocado à Circle pela AADIC, Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca; a Associação Careca Power; a APCL, Associação Portuguesa Contra a Leucemia; a Evita, Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes Relacionados com Cancro Hereditário; a Respira, Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas e a APAH, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, com o apoio da farmacêutica AstraZeneca.
Esta campanha está no ar desde dezembro com presença em mupis, multibancos, imprensa e em vários formatos digitais, tendo ainda dado lugar a iniciativas como uma mesa redonda na TSF.
PR/HN/Vaishaly Camões
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