Surto em lar de Montalegre infeta 55 utentes 26 funcionários, cinco idosos estão hospitalizados

8 de Janeiro 2021

O surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Montalegre detetado em 22 de dezembro regista um total de 55 utentes infetados, cinco destes hospitalizados, e ainda 26 casos entre trabalhadores, anunciou hoje a instituição.

Em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia de Montalegre, no distrito de Vila Real, explicou que após os novos testes realizados em 05 de janeiro a todos os utentes e trabalhadores no Lar de S. José, há 55 utentes infetados num total de 78.

Cinco destes utentes estão hospitalizados, não se assinalando qualquer óbito, e registam-se ainda 26 trabalhadores infetados, num total de 45, pode ler-se.

Segundo a nota, assinada pelo provedor da instituição, Fernando Rodrigues, “os utentes do lar estão bem, praticamente todos assintomáticos”, mas alerta que “a qualquer momento pode haver alterações pois trata-se de pessoas idosas e algumas com doenças”.

“Dos utentes hospitalizados, três poderão ter alta e regressar ao lar nos próximos dias”, acrescenta.

E salienta ainda que “para colmatar a falta de pessoal já foram contratados sete auxiliares e, entretanto, foram colocados mais cinco trabalhadores das brigadas de intervenção rápida da Segurança Social e Cruz Vermelha, com alojamento e transporte assegurados pela Câmara [de Montalegre]”.

“Também os Bombeiros de Montalegre passaram a assegurar o transporte de refeições aos utentes com apoio domiciliário”, refere ainda o comunicado.

Segundo o boletim epidemiológico da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso registavam-se na quinta-feira, no concelho de Montalegre, 138 casos de Covid-19 em fase ativa da doença, num total de 543 casos confirmados, e uma taxa de incidência de 1711,7 casos por cem mil habitantes.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.884.187 mortos resultantes de mais de 87,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.472 pessoas dos 456.533 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights