Surto infeta 70 utentes e funcionários em lar de Alter do Chão

11 de Janeiro 2021

Um surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, já infetou, pelo menos, 70 utentes e funcionários, anunciou esta segunda-feira a mesa administrativa.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão (SCMAC), Vasco da Cruz, explicou que, atualmente, estão infetados no Lar Nossa Senhora da Assunção 49 utentes e 21 colaboradores.

“Inicialmente estavam infetados 22 funcionários, mas já recuperou um desde o início do surto”, explicou.

“Tínhamos tido o resultado positivo de uma trabalhadora, o que despoletou a realização de testes rápidos e em que encontrámos quatro utentes e mais duas trabalhadoras infetados. Depois, numa questão de dois dias, começou tudo a ter sintomas, ou seja, a primeira testagem deu imensos falsos negativos “, acrescentou.

O provedor da instituição revelou ainda que a “maioria” dos utentes “apresenta sintomas, mas com um quadro clínico estável”.

O Lar Nossa Senhora da Assunção da SCMAC conta com um universo de 50 utentes e cerca de 35 colaboradores.

Num comunicado publicado na página da SCMAC na rede social Facebook, é explicado que a instituição enfrenta uma situação de “escassez” de recursos humanos, estando a recorrer às brigadas de intervenção rápida da Segurança Social.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.926.570 mortos resultantes de mais de 89 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Em Portugal, morreram 7.803 pessoas dos 483.689 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights