Seis países da UE “seriamente preocupados” com atrasos na entrega de vacina

15 de Janeiro 2021

Os ministros da Saúde de seis Estados-membros da União Europeia (UE) afirmaram esta sexta-feira estar “seriamente preocupados” com o atraso na entrega das vacinas Pfizer/BioNTech, numa carta endereçada à comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides.

Na missiva – citada pela agência de notícias francesa, AFP – os ministros da Saúde da Dinamarca, Estónia, Finlândia, Lituânia, Letónia e Suécia, referem que o anúncio de atrasos nas entregas das vacinas Pfizer/BioNTech “mina a credibilidade do processo de vacinação” e destacam que, ainda que o processo de compra conjunta de vacinas pela Comissão Europeia tenha trazido “otimismo à União Europeia inteira”, a situação atual é “inaceitável”.

“Vemo-nos agora na obrigação de informar a nossa população e os grupos de risco que a sua vacinação será adiada, não obstante os esforços consideráveis dos nossos governos para assegurar uma entrega dentro dos prazos”, frisam os responsáveis na carta.

Nesse âmbito, os ministros pedem à Comissão para contactar “urgentemente” a Pfizer e a BioNTech para “pedir uma explicação pública” e “sublinhar a necessidade de se assegurar a estabilidade e a transparência das entregas”.

O laboratório norte-americano Pfizer advertiu hoje para uma quebra “a partir da próxima semana” nas entregas das vacinas anticovid na Europa, com vista a melhorar a sua capacidade de produção, anunciaram hoje as autoridades norueguesas.

“A redução temporária afetará todos os países europeus”, indicou o Instituto de Saúde Pública norueguês.

“Não é conhecido, de momento, o tempo que poderá levar até a Pfizer regressar à capacidade máxima de produção, que será aumentada de 1,3 para dois mil milhões de doses” por semana, segundo a mesma fonte.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.994.833 mortos resultantes de mais de 93 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.543 pessoas dos 528.469 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Curso para farmacêuticos foca saúde íntima da mulher

A Associação Portuguesa de Farmácias de Plantas e Ciências lança um ciclo de formações em 2026 para farmacêuticos. O objetivo é aprofundar o seu papel no acompanhamento da saúde da mulher, começando pelas vulvovaginites.

Madeira diz não a sala de consumo assistido de drogas

A Assembleia Legislativa da Madeira rejeitou, esta quarta-feira, um projeto do PS que recomendava ao Governo Regional a realização de um estudo para uma unidade de consumo vigiado de drogas. A proposta, apoiada por JPP e IL, foi travada pela maioria PSD/CDS-PP e pelo Chega

Enfermeiros precários sem subsídio de Natal na ULS Entre Douro e Vouga

O Sindicato dos Enfermeiros acusa a administração da ULS de Entre Douro e Vouga de não pagar o subsídio de Natal aos profissionais com contratos precários. A situação, considerada discriminatória, levou a uma interpelação formal para exigir a imediata regularização

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights