Sociedade Portuguesa de Oftalmologia elege Rufino Silva para presidente

18 de Janeiro 2021

Rufino Silva foi eleito o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) para o biénio 2021-2022 e tomou posse já no dia 9 de janeiro numa cerimónia virtual.

Rufino Silva é Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Assistente Hospitalar Sénior do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Ao longo da sua atividade tem desempenhado vários cargos tendo sido vice-presidente da SPO no biénio que agora termina. De realçar a atividade científica na área da retina nomeadamente na degenerescência macular da idade, doença em que é perito de renome mundial.

Na cerimónia de tomada de posse, Rufino Silva agradeceu à direção cessante na pessoa do Sr. Prof. Falcão Reis, a dedicação, o empenho e todo o trabalho realizado no biénio que agora termina, num mandato marcado por circunstâncias nunca antes vividas, que exigiu uma capacidade enorme de adaptação e resiliência o que levou a que muitos dos projetos planeados não fossem realizados.

Segundo o Presidente que agora assume funções ”a nossa atuação terá, nos próximos 2 anos, quatro linhas principais de ação: a formação científica e educação médica, a revisão dos estatutos, a defesa do ato médico em Oftalmologia e da saúde ocular dos Portugueses e a indexação internacional da revista Oftalmologia.  É um projeto ambicioso e todos somos chamados para a discussão e tomada de decisões importantes, para a participação ativa em diferentes áreas de atuação da Sociedade. A SPO somos todos nós, depende de todos nós”.

A restante comitiva que agora toma posse da SPO inclui o vice-presidente Dr. Fernando Jorge Antas da Cunha Trancoso Vaz, o tesoureiro Prof. Doutor Manuel Alberto de Almeida e Sousa Falcão, a secretária-geral Dra. Ana Maria Aires Magriço de Miranda Boavida e secretária-geral adjunta Dra. Ana Isabel Vide Escada Simões Machado e os vogais Doutora Lilianne Gonçalves Duarte e Prof. Dr. Pedro Miguel Alves Moreira Menéres.

PR/HN/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sónia Dias: “Ciência da Implementação pode ser catalisador para adoção de políticas baseadas em evidências”

Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), destaca a criação do Knowledge Center em Ciência da Implementação e o lançamento da Rede Portuguesa de Ciência da Implementação como iniciativas estratégicas para “encontrar soluções concretas, promover as melhores práticas e capacitar profissionais e organizações para lidarem com os desafios complexos da saúde”

MAIS LIDAS

Share This