Sociedade Portuguesa de Oftalmologia elege Rufino Silva para presidente

18 de Janeiro 2021

Rufino Silva foi eleito o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) para o biénio 2021-2022 e tomou posse já no dia 9 de janeiro numa cerimónia virtual.

Rufino Silva é Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Assistente Hospitalar Sénior do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Ao longo da sua atividade tem desempenhado vários cargos tendo sido vice-presidente da SPO no biénio que agora termina. De realçar a atividade científica na área da retina nomeadamente na degenerescência macular da idade, doença em que é perito de renome mundial.

Na cerimónia de tomada de posse, Rufino Silva agradeceu à direção cessante na pessoa do Sr. Prof. Falcão Reis, a dedicação, o empenho e todo o trabalho realizado no biénio que agora termina, num mandato marcado por circunstâncias nunca antes vividas, que exigiu uma capacidade enorme de adaptação e resiliência o que levou a que muitos dos projetos planeados não fossem realizados.

Segundo o Presidente que agora assume funções ”a nossa atuação terá, nos próximos 2 anos, quatro linhas principais de ação: a formação científica e educação médica, a revisão dos estatutos, a defesa do ato médico em Oftalmologia e da saúde ocular dos Portugueses e a indexação internacional da revista Oftalmologia.  É um projeto ambicioso e todos somos chamados para a discussão e tomada de decisões importantes, para a participação ativa em diferentes áreas de atuação da Sociedade. A SPO somos todos nós, depende de todos nós”.

A restante comitiva que agora toma posse da SPO inclui o vice-presidente Dr. Fernando Jorge Antas da Cunha Trancoso Vaz, o tesoureiro Prof. Doutor Manuel Alberto de Almeida e Sousa Falcão, a secretária-geral Dra. Ana Maria Aires Magriço de Miranda Boavida e secretária-geral adjunta Dra. Ana Isabel Vide Escada Simões Machado e os vogais Doutora Lilianne Gonçalves Duarte e Prof. Dr. Pedro Miguel Alves Moreira Menéres.

PR/HN/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights