Sociedade Portuguesa de Oftalmologia elege Rufino Silva para presidente

18 de Janeiro 2021

Rufino Silva foi eleito o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) para o biénio 2021-2022 e tomou posse já no dia 9 de janeiro numa cerimónia virtual.

Rufino Silva é Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Assistente Hospitalar Sénior do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Ao longo da sua atividade tem desempenhado vários cargos tendo sido vice-presidente da SPO no biénio que agora termina. De realçar a atividade científica na área da retina nomeadamente na degenerescência macular da idade, doença em que é perito de renome mundial.

Na cerimónia de tomada de posse, Rufino Silva agradeceu à direção cessante na pessoa do Sr. Prof. Falcão Reis, a dedicação, o empenho e todo o trabalho realizado no biénio que agora termina, num mandato marcado por circunstâncias nunca antes vividas, que exigiu uma capacidade enorme de adaptação e resiliência o que levou a que muitos dos projetos planeados não fossem realizados.

Segundo o Presidente que agora assume funções ”a nossa atuação terá, nos próximos 2 anos, quatro linhas principais de ação: a formação científica e educação médica, a revisão dos estatutos, a defesa do ato médico em Oftalmologia e da saúde ocular dos Portugueses e a indexação internacional da revista Oftalmologia.  É um projeto ambicioso e todos somos chamados para a discussão e tomada de decisões importantes, para a participação ativa em diferentes áreas de atuação da Sociedade. A SPO somos todos nós, depende de todos nós”.

A restante comitiva que agora toma posse da SPO inclui o vice-presidente Dr. Fernando Jorge Antas da Cunha Trancoso Vaz, o tesoureiro Prof. Doutor Manuel Alberto de Almeida e Sousa Falcão, a secretária-geral Dra. Ana Maria Aires Magriço de Miranda Boavida e secretária-geral adjunta Dra. Ana Isabel Vide Escada Simões Machado e os vogais Doutora Lilianne Gonçalves Duarte e Prof. Dr. Pedro Miguel Alves Moreira Menéres.

PR/HN/João Marques

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre novo hospital no Barreiro

O Hospital CUF Barreiro abre as portas em 2028, com um investimento de 55 milhões de euros. Vai aumentar o acesso a cuidados de saúde diferenciados na região e criar mais de 300 postos de trabalho.

KIMMTRAK aprovado em Portugal para tratamento de melanoma uveal

A Immunocore anuncia a aprovação do financiamento público de KIMMTRAK (tebentafusp) em Portugal para o tratamento de adultos com melanoma uveal irressecável ou metastático, positivos para HLA-A*02:01. Este medicamento é a primeira opção terapêutica aprovada para esta condição rara e agressiva.

Caminhada solidária em cascais alerta para o mieloma múltiplo

No dia 29 de março, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia organiza a 1ª Caminhada pelo Mieloma Múltiplo em Cascais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre esta doença silenciosa e promover um estilo de vida saudável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 25 de março.

Papilocare®: Nova Esperança no Combate ao HPV

No Dia Mundial da Prevenção do Cancro do Colo do Útero, a Procare Health apresentou resultados do estudo Paloma 2, confirmando a eficácia do gel vaginal Papilocare® em eliminar o HPV e regredir lesões cervicais de baixo grau.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights