México avisa para os riscos de vacinas à venda nas redes sociais

23 de Janeiro 2021

A Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) do México informou sobre os risco da comercialização ilegal da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Moderna Pharmaceuticals, que está a ser vendida através de redes sociais.

Além disso, salientou que até à data não existem empresas privadas autorizadas a adquirir a vacina no estrangeiro para efeitos de importação e comercialização no país.

Numa declaração, a agência disse ter recebido relatórios da venda da vacina através de redes sociais que descreveu como ilegal e recordou que no México a aplicação da vacina contra o coronavírus é gratuita de acordo com a Política Nacional de Vacinação, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“A vacina contra a covid-19 da empresa Moderna TX, Inc., de momento, não está autorizada no México”, apontaram, avisando ainda que qualquer vacina contra o coronavírus que esteja à venda através de websites, redes sociais, farmácias, hospitais e pontos de venda no México, “constitui um risco para a saúde por ser de origem duvidosa”.

A agência alertou a população que no caso de encontrar a vacina Moderna para venda que “não a deve adquirir, uma vez que, de momento, não está autorizada a sua venda”.

O México registou 1.440 novas mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas, um novo máximo diário no país que contabiliza agora 147.614 óbitos desde o início da pandemia.

Além disso, foram comunicados 21.007 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas.

No total, o México já registou 1.732.290 casos confirmados.

Com estes números, o México continua a ser o quarto país do mundo com mais mortes por covid-19, depois dos Estados Unidos, Brasil e Índia, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

Segundo a mesma instituição, o México é também o 13.º país do mundo em termos de pacientes registados.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.092.736 mortos resultantes de mais de 97,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos junta partidos para debater o setor antes das legislativas

A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) vai organizar, no próximo dia 26 de fevereiro, um debate público para discutir as principais preocupações do setor farmacêutico para os próximos anos. O evento “Prioridades para o Ecossistema Farmacêutico e da Saúde”, a ter lugar no Centro Ciência Viva, em Lisboa, vai reunir representantes dos partidos políticos num debate que antecede as eleições legislativas. 

Workshop sobre Obesidade assinala Dia Mundial no Porto

No próximo dia 4 de março, Dia Mundial da Obesidade, a cidade do Porto acolhe um workshop gratuito sobre Obesidade, com o intuito de se falar abertamente sobre esta doença que afeta quase mil milhões de pessoas em todo o mundo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights