Resolvido surto em lar da Misericórdia de Montalegre

27 de Janeiro 2021

O surto de Covid-19 no Lar S. José, da Misericórdia de Montalegre, no distrito de Vila Real, que registou 81 infetados e resultou em duas mortes, foi considerado sanado, anunciou hoje a instituição.

“O surto de Covid-19 que se abateu sobre o Lar S. José foi considerado extinto. Lamentámos profundamente os dois óbitos registados, uma senhora de 96 anos e outra de 97 que sofriam de outras doenças”, destacou a Santa Casa da Misericórdia de Montalegre, em comunicado.

No total, 55 utentes obtiveram testes com resultado positivo para a Covid-19, somando-se ainda 26 casos de infeção por SARS-CoV-2 entre funcionários, tinha revelado a instituição.

A Misericórdia de Montalegre realçou o exemplo de trabalho e dedicação de “todo o pessoal técnico e auxiliar no “momento mais difícil” após o surto, que começou entre o Natal e a passagem de ano.

A instituição sublinhou ainda o apoio material e logístico da Câmara de Montalegre, os Bombeiros de Montalegre por estarem “na primeira linha”, destacando também o papel da Segurança Social e do Serviço Nacional de Saúde.

“Muito importante foi também a prontidão e continuidade da nossa equipa médica e de enfermagem, o Dr. Emanuel Brilhante da Unidade de Cuidados Continuados, e as enfermeiras Anabela Dias e Susana Pires que fizeram aqui aos nossos utentes o que os profissionais de saúde fazem em todo o lado ao serviço dos portugueses: ajudar quem precisa, salvar vidas”, realçou.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.149.818 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da Universidade Johns Hopkins, dos EUA.

Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de tuberculose multirresistente duplicaram em 2023

Portugal registou, em 2023, 22 casos de tuberculose multirresistente, o dobro face ano anterior, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, embora a proporção nesta região tenha diminuído em relação a 2022, revela um relatório da DGS.

Portugal com 1.584 casos de tuberculose em 2023

Portugal registou 1.584 casos de tuberculose em 2023, mantendo a taxa de notificação nos 14,9 casos por 100 mil habitantes, com as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte a apresentarem as maiores incidências.

Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão adiantar os relógios uma hora na madrugada do próximo domingo, 30 de março, dando início ao horário de verão.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights