Parceria internacional junta esforços para melhorar cuidados a crianças com diabetes em países em desenvolvimento

3 de Fevereiro 2021

A Lilly e a Life for a Child querem fornecer gratuitamente cuidados de saúde a cerca de 150 mil crianças e jovens com diabetes, em 65 países, nos próximos dez anos.

A Índia, o Paquistão, a Etiópia, a Tanzânia e a Bolívia estão entre os países que serão ajudados, numa intervenção que pretende cuidar de 150 mil crianças e jovens, sendo que, em 2020, eram apoiadas 23 mil, e ultrapassar a desigualdade no acesso a cuidados de qualidade na diabetes, informou ontem a Lilly, em comunicado.

“Desde que foi descoberta há um século, a insulina tem melhorado significativamente os cuidados necessários aos doentes e, consequentemente, a sua qualidade de vida, mas ainda há muito trabalho a fazer para garantir o acesso equitativo a cuidados de qualidade no tratamento da diabetes, a medicamentos e a programas de apoio em todo o mundo”, sublinhou Mike Mason, presidente da Lilly Diabetes.

A Lilly e a Life for a Child partilham uma missão, que tem sustentado a sua longa colaboração: fornecer, de forma gratuita, cuidados de saúde e construir modelos sustentáveis de tratamento da diabetes, para populações vulneráveis e em países de desenvolvimento.

Depois da Life for a Child anunciar uma nova parceria estratégica com a Beyond Type 1 – organização mundial sem fins lucrativos centrada na diabetes e determinada a mudar o que significa viver com uma doença crónica -, a parceria com a Lilly foi alargada, esclarece o comunicado.

Sobre os seus parceiros, Mike Mason afirmou: “A Lilly e a Life for a Child têm vindo a colaborar há vários anos para desenvolver soluções, e estamos muito entusiasmados com a possibilidade de reforçar este trabalho com a Beyond Type 1“.

Desde 2009, a Lilly doou 2,4 milhões de frascos de insulina à Life for a Child, que proporciona o acesso a cuidados, educação e medicamentos vitais a crianças e jovens com diabetes tipo 1. Para atingirem os próximos objetivos, a Lilly vai fornecer insulinas prandiais e basais e canetas reutilizáveis, “com o envio para esses países em conjunto com a Direct Relief”, lê-se no comunicado.

A Beyond Type 1, por seu lado, apoiará os programas da Life for a Child contribuindo para o desenvolvimento de recursos educacionais e nas estratégias de comunicação.

Existem cerca de 463 milhões de adultos com diabetes em todo o mundo e mais de 1,8 milhões de pessoas com menos de 25 anos têm diabetes tipo 1. Aproximadamente 3 em cada 4 pessoas com diabetes (79%) vivem em países de rendimentos baixos a intermédios.

PT/HN/RA

 

 

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bolsas Mais Valor em Saúde distinguem quatro projetos inovadores no SNS

Gilead Sciences, em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo e a Vision for Value, anunciou os vencedores da 4ª edição das Bolsas Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, iniciativa que distingue projetos inovadores no Serviço Nacional de Saúde (SNS) focados na metodologia Value-Based Healthcare (VBHC). 

Dia Mundial da DPOC: Uma Doença Prevenível que Ainda Mata

No dia 19 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma condição respiratória crónica que, apesar de ser prevenível e tratável, continua a ser uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível global.

Patrícia Costa Reis: “Precisamos de diagnosticar mais cedo a XLH”

Numa entrevista exclusiva ao HealthNews, Patrícia Costa Reis, gastroenterologista pediátrica, investigadora e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa – Hospital de Santa Maria -, esclarece os mecanismos e impactos da XLH (hipofosfatemia ligada ao cromossoma X). Esta doença genética rara provoca perdas de fósforo, originando raquitismo, deformidades ósseas, dor crónica e fadiga. A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce, o papel crucial das equipas multidisciplinares e a mudança de paradigma no tratamento com a introdução de terapêuticas dirigidas.

Urgências em Portugal: quase 16 milhões de atendimentos em dois anos e meio

As urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portugal registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura que se mantém elevada e é mais do dobro da média verificada nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights