Equador passa barreira dos 15 mil mortos

6 de Fevereiro 2021

O Equador, um dos países mais afetados pela pandemia do coronavírus, ultrapassou hoje a barreira das 15 mil vítimas mortais atribuídas a covid-19, anunciou o Governo local.

Segundo o último balanço oficial, o Equador conta com 15.004 mortos, ou seja 86 por cada 100 mil habitantes, e regista 257.115 pessoas infetadas (1.477 por cada 100 mil).

O primeiro caso foi registado há quase um ano (29 de fevereiro de 2020) em Guayaquil, no sudoeste deste país que tem 17,4 milhões de habitantes. Esta localidade foi considerada na altura o epicentro da pandemia.

Rapidamente o setor hospitalar ficou em sobrecarga e os corpos acumularam-se nas habitações e nas ruas, no auge da pandemia em abril e maio.

O Equador lançou a campanha de vacinação há duas semanas, com o primeiro lote de 8.000 doses da aliança farmacêutica Pfizer/BioNTech a ser canalizada para os profissionais de saúde e idosos que se encontram em lares.

As medidas de restrição da deslocação foram aliviadas, apesar do aumento de casos após nas festividades de final de ano.

As eleições gerais marcadas para domingo foram mantidas para nomear um novo presidente e os 137 deputados do parlamento equatoriano.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.299.637 mortos resultantes de mais de 105 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.954 pessoas dos 761.906 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS Coimbra anuncia projetos vencedores do INTEGRAR+COIMBRA

No Dia Mundial da Saúde, a Unidade Local de Saúde de Coimbra revelou os projetos vencedores da segunda edição do Programa INTEGRAR+COIMBRA: um percurso clínico integrado para a obesidade e um programa de diagnóstico precoce de tumores malignos do ovário, promovendo cuidados centrados no utente.

Tribunal anula eleições da Ordem dos Psicólogos

A Ordem dos Psicólogos Portugueses vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa que anulou as eleições de novembro de 2024 devido a irregularidades no funcionamento da mesa de voto. A OPP defende que os factos e o direito não foram devidamente considerados.

III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica em Oeiras

O III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica, organizado pela ADIFA, terá lugar a 8 de outubro de 2025 no Centro de Congressos do Lagoas Park Hotel, em Oeiras. Sob o lema “Mais Distribuição, Mais Saúde”, o evento reunirá especialistas para debater desafios e tendências do setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights