Brasil ultrapassa 9,5 milhões de casos do coronavirus

8 de Fevereiro 2021

O Brasil, um dos países mais atingidos pela pandemia de Covid-19, ultrapassou este domingo os 9,5 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, depois de registar 26.845 novas infeções em 24 horas, segundo informação oficial.

De acordo com o boletim diário do Ministério da Saúde sobre a doença, desde o início da pandemia foram comunicados 9.524.640 casos de Covid-19 no país.

O número de mortes causadas pelo vírus SRS-CoV-2 aumentou para 231.534, com 522 mortes registadas nas últimas 24 horas, de acordo com a mesma fonte.

Os números de infeções e mortes diárias tendem a diminuir acentuadamente no Brasil nos fins de semana, devido a uma menor atividade nos laboratórios e organismos públicos.

A taxa de mortalidade mantém-se em 110 mortes por 100 mil habitantes, enquanto a incidência acumulada de infeções aumentou para 4.532 por 100.000 habitantes.

Com uma população de cerca de 212 milhões de pessoas, o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de mortes ligadas ao novo coronavírus, depois dos Estados Unidos, e o terceiro com mais infeções, depois dos Estados Unidos e da Índia.

O país regista uma média diária de mais de mil mortes por Covid-19, com alguns os serviços de saúde dos estados, especialmente os da região norte da Amazónia, como o Amazonas, Rondónia e Roraima, a entrar em colapso face ao súbito aumento das hospitalizações.

O Amazonas é o estado brasileiro, dos 27, com a pior taxa de mortalidade, 217 mortes por 100 mil habitantes, seguido do Rio de Janeiro (177) e do distrito Federal de Brasília (153).

Os cientistas suspeitam que por detrás da explosão de casos na Amazónia está o aparecimento da nova estirpe, conhecida como P.1, que teve origem naquela região e que tudo indica ser mais contagiosa devido ao seu elevado número de mutações na proteína “spike”, que o vírus utiliza para penetrar nas células humanas.

Ainda não foram publicados estudos sobre se esta nova variante brasileira, que se junta às detetadas no Reino Unido e na África do Sul, reduz a eficácia das vacinas desenvolvidas até à data.

Segundo o Ministério da Saúde, até agora foram confirmados 38 casos da estirpe amazónica no Brasil, nos estados do Amazonas, Pará e São Paulo, embora haja muitos mais sejam suspeitos.

Entretanto, a campanha de vacinação continua no Brasil, onde quase 3,6 milhões de pessoas já receberam a primeira dose de alguma das vacinas autorizadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

ULS Coimbra anuncia projetos vencedores do INTEGRAR+COIMBRA

No Dia Mundial da Saúde, a Unidade Local de Saúde de Coimbra revelou os projetos vencedores da segunda edição do Programa INTEGRAR+COIMBRA: um percurso clínico integrado para a obesidade e um programa de diagnóstico precoce de tumores malignos do ovário, promovendo cuidados centrados no utente.

Tribunal anula eleições da Ordem dos Psicólogos

A Ordem dos Psicólogos Portugueses vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa que anulou as eleições de novembro de 2024 devido a irregularidades no funcionamento da mesa de voto. A OPP defende que os factos e o direito não foram devidamente considerados.

III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica em Oeiras

O III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica, organizado pela ADIFA, terá lugar a 8 de outubro de 2025 no Centro de Congressos do Lagoas Park Hotel, em Oeiras. Sob o lema “Mais Distribuição, Mais Saúde”, o evento reunirá especialistas para debater desafios e tendências do setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights