Governo alemão volta a justificar controlo nas fronteiras face às críticas

15 de Fevereiro 2021

O Governo alemão voltou esta segunda-feira a justificar a decisão de garantir um maior controlo nas fronteiras com a Áustria e República Checa, face às fortes restrições e críticas de países vizinhos e associações empresariais. 

Numa conferência de imprensa, o porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert, indicou que a medida é “muito importante” e “extraordinária” para que se possa manter a “evolução positiva” da pandemia na Alemanha.

“O Governo alemão tinha de atuar”, defendeu, sublinhando que não se trata de um encerramento das fronteiras, mas sim de “um fecho temporário”, decisão tomada como “última medida” para evitar a propagação das variantes do novo coronavírus na Alemanha, tal como está a acontecer em países vizinhos.

A Alemanha controla desde domingo as suas fronteiras terrestres com os dois países, limitando a livre circulação no espaço Schengen e afectando a atividade económica e as relações políticas.

A Áustria já criticou a medida, considerando que já tinha ficado claro que, na primavera passada, estas medidas não eram sanitariamente eficazes e que trazem “graves repercussões económicas e sociais”.

A imprensa alemã indicou hoje que o embaixador da Alemanha em Viena, Ralf Beste, foi chamado domingo ao Ministério dos Negócios Estrangeiros austríaco, por essas mesmas razões.

Hoje de manhã, a autoestrada que liga diretamente Praga a Dresden (leste da Alemanha) registava longas filas de trânsito junto à fronteira, com várias horas de espera para se conseguir atravessar o posto fronteiriço.

A Câmara de Indústria e Comércio de Dresden já protestou contra a medida de Berlim, não tanto pela demora no controlo na fronteira, mas sobretudo pelo pouco tempo que as empresas tiveram para procurar alternativas.

Um dos setores mais afetados na Alemanha é o do automóvel, com três importantes centros de produção – Volkswagen, Audi e BMW – na região. No entanto, nenhum deles, em comunicados separados, indicou ter diminuído a produção face à nova situação.

A imprensa alemã também deu hoje destaque à possibilidade de, nos próximos dias, a imposição de controlos fronteiriços se estender também a França, algo que o Governo alemão assegura que, para já, nada disso está previsto.

Já hoje, o Governo dinamarquês decidiu agravar as restrições aplicadas a viajantes procedentes da Alemanha, com o objetivo de travar a propagação de variantes do novo coronavírus identificadas como mais agressivas.

A partir de quarta-feira, os viajantes procedentes da Alemanha só poderão entrar no território dinamarquês através da fronteira localizada no norte do território alemão e mediante um motivo justificado, que poderá estar relacionado com questões familiares, laborais ou de residência em solo dinamarquês.

Para entrar no território dinamarquês, e à luz das novas regras, também será necessário ter um teste PCR (teste molecular) negativo realizado nas 72 horas anteriores à entrada no país.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.400.543 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights