Sobe para onze o número de óbitos em lar de Estremoz

15 de Fevereiro 2021

O número de mortes no surto de Covid-19 no Lar Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires, em Estremoz (Évora), subiu de oito para 11, estando três utentes hospitalizados, revelou esta segunda-feira à agência Lusa fonte da instituição.

A mesma fonte indicou que os óbitos mais recentes foram de mais três utentes: uma mulher morreu no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e um homem e uma mulher morreram no lar, desde o dia 08 deste mês.

O total de vítimas mortais atingiu, pois, os 11 idosos, mais precisamente, seis homens e cinco mulheres.

Este surto de Covid-19 já infetou 74 pessoas, nomeadamente 56 do total de 60 utentes do lar, incluindo os idosos que morreram, e 18 funcionários.

Dos idosos, 45 estão ainda infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, enquanto os outros quatro “estão negativos” e separados dos restantes, precisou a fonte.

No HESE, encontram-se internados três dos utentes, todos homens, e os restantes idosos permanecem no lar em “situação estável”, indicou.

Os primeiros casos na instituição foram detetados no dia 28 de janeiro, através da realização de testes rápidos feitos na instituição.

No dia 01 deste mês, de acordo com a fonte, foram testados todos os utentes e funcionários do lar, sendo que, dos 54 funcionários, 15 fizeram teste com resultado positivo para a SARS-CoV-2, tendo numa segunda testagem surgido “mais três positivos”.

“Os funcionários infetados estão em casa em situação estável”, acrescentou.

A fonte da instituição referiu ainda que uma brigada de intervenção rápida, enviada através da Segurança Social, está a dar apoio ao lar.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.400.543 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.321 pessoas dos 785.756 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights