Comissão Europeia lança programa dedicado às mutações do vírus da Covid-19

16 de Fevereiro 2021

A Comissão Europeia vai lançar na quarta-feira um programa para estudar as mutações do vírus da Covid-19, revela a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa entrevista ao jornal Les Echos a ser publicada na terça-feira.

Denominada “Hera incubator”, o novo programa “reunirá laboratórios, autoridades sanitárias, cientistas e a Comissão Europeia, com fundos significativos dedicados”, afirmou, sem especificar os montantes.

“A partir de agora, e paralelamente aos esforços para as atuais vacinas, devemos ajudar os industriais a desenvolver capacidades de produção” de vacinas “de segunda geração”, acrescentou na entrevista, explicando que “estas mutações [do vírus responsável pela Covid-19] são muito preocupantes”.

Bruxelas já tinha anunciado a sua intenção de lançar uma nova agência europeia, a Health Emergency Response Authority (HERA), para combater futuras pandemias e para melhorar a coordenação entre os 27 Estados-Membros.

Relativamente à comercialização de novas vacinas que podem responder melhor às variantes da Covid-19, a comissária europeia da Saúde anunciou no domingo que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) iria acelerar o procedimento de autorização.

Nesta entrevista ao Les Echos, a presidente do executivo europeu apela também ao “desenvolvimento de parcerias mais sistemáticas entre laboratórios, com uma partilha controlada de licenças”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This