Brasil ultrapassa as 240 mil mortes devido à pandemia

17 de Fevereiro 2021

O Brasil, um dos epicentros mundiais da pandemia de Covid-19, ultrapassou esta terça-feira as 240 mil mortes associadas à doença, depois de contabilizar 1.167 óbitos nas últimas 24 horas, enquanto os casos confirmados se aproximam dos 10 milhões.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o número total de mortes é agora de 240.940, enquanto o número de pessoas infetadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 atingiu 9.921.981, após as autoridades terem confirmado 55.271 novos casos desde segunda-feira.

Assim, a taxa de mortalidade para o novo coronavírus foi hoje de 115 mortes por 100 mil habitantes, enquanto a incidência foi de 4.721 infetados por 100 mil pessoas.

O ministério também deu conta que 8.883.191 pessoas infetadas já estão recuperadas da doença e outras 797.850 pessoas ainda estão sob cuidados médicos.

Os números confirmam o Brasil, que tem uma população de 212 milhões de habitantes e está a sofrer uma segunda vaga da pandemia, como o país com o segundo maior número de mortes por Covid-19 no mundo, depois dos Estados Unidos, e o terceiro maior número de casos, a seguir aos Estados Unidos e da Índia.

Os especialistas temem agora que os números subam ainda mais nas próximas duas semanas, após o fim do Carnaval esta quarta-feira. Apesar de as festividades oficiais terem sido canceladas, têm tido lugar eventos clandestinos em várias cidades do país.

Desde sexta-feira passada, data prevista para o início das celebrações do Carnaval, houve festas secretas, à margem da lei, que reuniram centenas de pessoas, muitas sem máscara, em vários estados, tais como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além disso, embora os tradicionais desfiles das escolas de samba e desfiles de rua tenham sido cancelados em todo o Brasil para evitar multidões, muitos brasileiros voltaram-se para as praias da extensa costa do país para desfrutar do verão sem cumprir o distanciamento social recomendado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights