Murça e Alijó com centro de vacinação para evitar deslocação de utentes

23 de Fevereiro 2021

Murça e Alijó dispõem a partir desta semana de um centro de vacinação contra a Covid-19 para evitar a deslocação dos utentes a Vila Real, principalmente dos idosos, e que vão funcionar com médicos contratados pelos municípios.

O centro de vacinação de Murça entra esta terça-feira em funcionamento e o de Alijó abre amanhã, e o objetivo é também ampliar a capacidade de resposta do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Marão – Douro Norte.

“O executivo municipal defendeu a existência de um centro de vacinação local, para evitar que as pessoas, especialmente as mais idosas e vulneráveis, tenham que se deslocar para receber a vacina”, afirmou hoje, em comunicado a autarquia de Murça.

Até agora os utentes tinham que se deslocar ao Douro Regia Park, em Vila Real, onde o ACeS instalou o primeiro espaço de vacinação contra a Covid-19 para servir os sete municípios do Douro Norte.

A câmara de Murça disse que disponibilizou e equipou as instalações do pavilhão desportivo municipal e que assegurou também o acompanhamento médico.

Durante o dia de hoje vão ser vacinados, naquele concelho, 102 idosos com mais de 80 anos e 60 doentes crónicos com mais de 50 anos.

Em Alijó, a vacinação vai efetuar-se no pavilhão municipal e a autarquia disponibilizou “estruturas de apoio, equipamentos informáticos e recursos humanos para garantir uma resposta adequada às necessidades”.

“Entendemos que a vacinação deveria ser feita no nosso concelho, de modo a evitar que os nossos munícipes tivessem de fazer viagens longas até ao centro de vacinação distrital. Os grupos prioritários que estão agora a receber a vacina requerem cuidados especiais e, por isso, queremos promover e assegurar o seu bem-estar”, sublinhou o presidente Câmara, José Rodrigues Paredes.

A infraestrutura possui uma área de receção, postos de vacinação, salas de espera e de observação, onde os utentes irão aguardar 30 minutos após a administração da vacina, para vigilância e recobro.

O contacto com os utentes e agendamento da vacinação é da responsabilidade ACeS Douro Norte e o município salientou que continua a assegurar o transporte dos munícipes que o solicitarem, a partir das suas aldeias até à vila.

A autarquia informou ainda que, a partir desta semana, todos os utentes do concelho serão vacinados em Alijó, mesmo que a convocatória para a vacinação por mensagem ainda indique Vila Real.

Entre 28 de dezembro e 17 de fevereiro foram vacinadas cerca de 5.650 pessoas na área do Douro Norte, entre profissionais de saúde, utentes e trabalhadores de lares, idosos com mais 80 anos ou doentes crónicos e bombeiros. As forças de segurança começaram a ser vacinadas no sábado, em Vila Real.

Segundo dados recolhidos pela Lusa, nos municípios de Alijó, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real há hoje 50 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus. Em Mesão Frio e Murça não há qualquer caso ativo.

Em todo o distrito de Vila Real, o número de casos ativos ronda os 400, com Boticas a ser, neste momento, o único concelho em “risco extremamente elevado”, com 67 pessoas infetadas.

Em Portugal, morreram 16.023 pessoas dos 798.074 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights