Trabalhadores não docentes da Amadora exigem melhores condições e trabalho rotativo

25 de Fevereiro 2021

Cerca de duas dezenas de trabalhadores não docentes das escolas da Amadora, no distrito de Lisboa, protestaram esta quinta-feira em frente à Câmara Municipal para exigir melhores condições laborais e a realização de trabalho rotativo, devido à situação pandémica.

A ação de protesto, que decorreu esta manhã em frente aos paços do concelho da Amadora, foi convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA).

Em declarações à agência Lusa, Carlos Correia, do STFPSSRA, acusou a Câmara Municipal da Amadora de “desrespeitar” os cerca de 400 trabalhadores não docentes do município ao exigir-lhes que façam todos os dias trabalho presencial.

“Neste momento pandémico que vivemos, com o perigo de existir o contágio nos transportes, a Câmara exige que todos os trabalhadores estejam presentes todos os dias nas escolas. É a única câmara do distrito de Lisboa a atuar desta forma”, criticou o sindicalista.

Além das críticas à obrigatoriedade do trabalho presencial, o sindicato contesta também a afetação de trabalhadores não docentes a outras funções, “fora das escolas”.

“Os trabalhadores não docentes são trabalhadores das escolas. Não são trabalhadores para andarem a fazer outras funções que não as funções que tenha a ver com as escolas e com os alunos”, defendeu Carlos Correia.

Embora o ensino presencial esteja na generalidade suspenso, desde o dia 22 de janeiro, devido às medidas de contenção da pandemia da Covid-19, estes trabalhadores continuam a desempenhar funções em escolas de acolhimento, em unidades especializadas e em outras valências.

A necessidade de mais formação profissional específica para os trabalhadores não docentes e de uma maior transparência no processo do Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração (SIADP) são outras das reivindicações do STFPSSRA.

“A Câmara não lhes dá informação sobre a pontuação que têm. A pontuação é a ferramenta que as pessoas têm para progredirem na carreira. E, portanto, sem saberem a pontuação que têm, não conseguem organizar a sua vida”, argumentou.

Carlos Correia admitiu a possibilidade de se avançar com “outras formas de luta” caso a Câmara da Amadora não leve em conta as queixas dos trabalhadores.

“Vamos entregar uma moção à presidente da Câmara [Carla Tavares] com os direitos que os trabalhadores têm. Se a Câmara não aceder logo veremos se não teremos de organizar outras lutas”, apontou.

A Lusa contactou a Câmara Municipal da Amadora que se escusou a comentar o protesto.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.486.116 mortos no mundo, resultantes de mais de 112 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.136 pessoas dos 800.586 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Em números globais, quase 38 milhões de pessoas na região europeia foram infetadas e cerca de 850 mil morreram com Covid-19.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

ULS Coimbra anuncia projetos vencedores do INTEGRAR+COIMBRA

No Dia Mundial da Saúde, a Unidade Local de Saúde de Coimbra revelou os projetos vencedores da segunda edição do Programa INTEGRAR+COIMBRA: um percurso clínico integrado para a obesidade e um programa de diagnóstico precoce de tumores malignos do ovário, promovendo cuidados centrados no utente.

Tribunal anula eleições da Ordem dos Psicólogos

A Ordem dos Psicólogos Portugueses vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa que anulou as eleições de novembro de 2024 devido a irregularidades no funcionamento da mesa de voto. A OPP defende que os factos e o direito não foram devidamente considerados.

III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica em Oeiras

O III Congresso Nacional da Distribuição Farmacêutica, organizado pela ADIFA, terá lugar a 8 de outubro de 2025 no Centro de Congressos do Lagoas Park Hotel, em Oeiras. Sob o lema “Mais Distribuição, Mais Saúde”, o evento reunirá especialistas para debater desafios e tendências do setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights