Senado dos EUA confirma latino Miguel Cardona como secretário da Educação

2 de Março 2021

O Senado dos Estados Unidos confirmou segunda-feira o latino-americano Miguel Cardona como novo secretário da Educação da Administração de Joe Biden.

Cardona, até agora responsável pela mesma pasta no Estado de Connecticut, foi confirmado pela câmara alta com 64 votos a favor e 32 contra.

Nascido no Connecticut, filho de pais porto-riquenhos, Cardona é um professor que, a partir do seu atual cargo, supervisionou o ensino à distância a milhares de estudantes devido à pandemia de Covid-19.

Nestas novas responsabilidades, terá o desafio de orientar a administração Biden na estratégia de reabertura das escolas, fechadas após o início da pandemia.

Depois de ser indicado por Biden para o cargo, Cardona prometeu que fará tudo o que for possível para que crianças e jovens tenham acesso às mesmas oportunidades educacionais.

“Para muitos alunos, o código postal e a cor da pele continuam a ser os melhores indicadores das oportunidades que terão ao longo da vida”, lamentou Cardona, que citou o académico Pedro Noguera para afirmar que os Estados Unidos permitiram durante muito tempo “a normalização do fracasso”.

“Durante muito tempo – prosseguiu – permitimos que as crianças norte-americanas terminassem o ensino médio sem nenhuma ideia de como entrar no mercado de trabalho.”

Na audiência de confirmação no Comité de Educação do Senado, Cardona foi pressionado por vários legisladores republicanos sobre a sua posição em relação aos alunos transgéneros em áreas como o desporto escolar.

“Acredito ser de vital importância que os sistemas educacionais e os educadores respeitem os direitos de todos os alunos, incluindo os alunos transgéneros, e que eles tenham as oportunidades que todos os outros têm de participar em atividades extracurriculares”, disse Cardona.

Miguel Cardona é um dos políticos latinos nomeados por Biden, tal como o secretário para a Segurança Nacional, Alejandro Mayorkas, e Xavier Becerra, que aguarda ainda a confirmação do Senado para assumir a pasta da Saúde e Serviços Humanos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights