Açores recebem hoje 8.500 doses da vacina da AstraZeneca

3 de Março 2021

Os Açores vão receber hoje 8.500 vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca, transportadas de Lisboa para o arquipélago num avião militar da Força Aérea Portuguesa, informou o Governo Regional.

De acordo com uma nota do executivo açoriano, 4.000 doses foram recebidas esta manhã na ilha Terceira e, durante a tarde, por volta das 14:15 (hora local, 15:15 em Lisboa), chegam 4.500 doses a São Miguel.

“Quer na Terceira, quer em São Miguel, o transporte de ambos os lotes, entre os aeroportos e os Hospitais [onde a vacina será armazenada], está a cargo da Proteção Civil”, esclarece a Direção Regional da Saúde.

Este lote permitirá “alargar a vacinação aos profissionais de saúde privados e às forças de segurança na região”, é referido no comunicado.

Fonte da Direção Regional de Saúde adiantou à Lusa que, com este novo lote, será também possível chegar a pessoas com mais de 50 anos com patologias prioritárias, que pertencem à primeira fase de vacinação.

Na nota é ainda acrescentado que, com a chegada do novo lote, “confirma-se a melhor expectativa” da tutela, apesar de “um ligeiríssimo atraso” no fornecimento de vacinas a Portugal.

Este é o segundo lote de vacinas contra a Covid-19 que chega aos Açores esta semana, “depois da chegada, na passada segunda-feira, de 5.850 doses da vacina Comirnaty da Pfizer”, lembra o executivo, adiantando que ”está prevista a entrega de igual quantidade no próximo dia 15”.

Existem atualmente nos Açores 83 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, sendo 70 em São Miguel, 10 no Pico e três na Terceira.

Desde o início da pandemia já foram apurados 3.905 casos positivos nos Açores, 3.688 pessoas recuperaram da doença e 29 morreram.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

68% dos doentes não têm a asma controlada

Muito prevalente, subdiagnosticada e mal controlada, a asma ainda pode ser causa de morte no nosso país. Para aumentar a literacia sobre esta doença, o GRESP, a SPAIC e a SPP, embarcam no Autocarro da Asma para esclarecer a comunidade

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights