Açores recebem hoje 8.500 doses da vacina da AstraZeneca

3 de Março 2021

Os Açores vão receber hoje 8.500 vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca, transportadas de Lisboa para o arquipélago num avião militar da Força Aérea Portuguesa, informou o Governo Regional.

De acordo com uma nota do executivo açoriano, 4.000 doses foram recebidas esta manhã na ilha Terceira e, durante a tarde, por volta das 14:15 (hora local, 15:15 em Lisboa), chegam 4.500 doses a São Miguel.

“Quer na Terceira, quer em São Miguel, o transporte de ambos os lotes, entre os aeroportos e os Hospitais [onde a vacina será armazenada], está a cargo da Proteção Civil”, esclarece a Direção Regional da Saúde.

Este lote permitirá “alargar a vacinação aos profissionais de saúde privados e às forças de segurança na região”, é referido no comunicado.

Fonte da Direção Regional de Saúde adiantou à Lusa que, com este novo lote, será também possível chegar a pessoas com mais de 50 anos com patologias prioritárias, que pertencem à primeira fase de vacinação.

Na nota é ainda acrescentado que, com a chegada do novo lote, “confirma-se a melhor expectativa” da tutela, apesar de “um ligeiríssimo atraso” no fornecimento de vacinas a Portugal.

Este é o segundo lote de vacinas contra a Covid-19 que chega aos Açores esta semana, “depois da chegada, na passada segunda-feira, de 5.850 doses da vacina Comirnaty da Pfizer”, lembra o executivo, adiantando que ”está prevista a entrega de igual quantidade no próximo dia 15”.

Existem atualmente nos Açores 83 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, sendo 70 em São Miguel, 10 no Pico e três na Terceira.

Desde o início da pandemia já foram apurados 3.905 casos positivos nos Açores, 3.688 pessoas recuperaram da doença e 29 morreram.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CODU do INEM esteve sem receber chamadas de emergência

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM esteve hoje cerca de 20 minutos sem receber chamadas 112, um problema que terá estado relacionado com os servidores, adiantou o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.

Acesso à inovação em saúde em debate

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) e a Plataforma Saúde em Diálogo organizam, esta quarta-feira, dia 8 de maio, a segunda edição do Encontro “Proximidade-Farmacêutico-Cidadão”, este ano subordinado ao tema “Acesso à Inovação em Saúde”. O evento decorre a partir das 14:30 horas, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Enfermeiros questionam Governo sobre prioridades do SNS

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses questionou hoje o Governo sobre se os profissionais de saúde e o SNS “são mesmo uma prioridade”, após a ministra da tutela ter optado por “atirar a segunda reunião negocial para o final de maio”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights