Em comunicado de imprensa, aquele ministério cabo-verdiano informou que os laboratórios analisaram 322 amostras desde domingo, das quais 24 deram resultado positivo, numa taxa de positividade de 7,5%.
Os novos casos foram diagnosticados na Praia (4) e São Miguel (1), todos municípios de Santiago, em Ribeira Grande de Santo Antão (1), São Vicente (1), Sal (5), Boa Vista (5), Maio (1) e Tarrafal (1) e Ribeira Brava (5), em São Nicolau.
Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram alta a mais 93 pessoas, aumentando para 15.133 casos dados como recuperados da doença no país, representando 95,7% do tal de casos até agora notificados no país.
Cabo Verde chegou a um total de 15.806 casos positivos acumulados desde 19 de março de 2020, mantém 154 óbitos (0,97% taxa de letalidade) e reduziu para 506 casos ativos, que representam 3,2% do total de casos já notificado no país.
Na habitual conferência de imprensa semanal de balanço da situação epidemiológica no país, o diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, informou que foram notificados 21 casos suspeitos e há 20 pessoas internadas, duas das quais em estado grave.
Nos últimos 14 dias, o porta-voz do Ministério da Saúde disse que o país registou-se um ligeiro aumento da taxa de positividade, derivado dos casos novos em São Nicolau, Boa Vista a Praia.
Jorge Barreto sublinhou que nos últimos dias o país registou alguns óbitos de pessoas bastante idosas, acima dos 80 anos e alguns com mais de 90 anos, de um total de sete até agora no mês de março, enquanto em todo o mês de fevereiro foram 13.
Segundo o diretor de nacional de Saúde, a situação ainda é de “alguma estabilidade” a nível nacional, mas “bastante variável” entre as ilhas que estão em momento epidemiológico diferente.
E por ser uma situação “bastante dinâmica” e porque o vírus continua a circular, o responsável de saúde voltou a apelar a todos para continuarem a observar as medidas de prevenção, nomeadamente uso de máscara, distanciamento físico e lavagem frequente das mãos.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.593.872 mortos no mundo, resultantes de mais de 116,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
LUSA/HN
0 Comments