Cabo Verde com 24 novos infetados e 93 recuperados

8 de Março 2021

Cabo Verde registou mais 24 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus e mais 93 pessoas foram dadas como recuperadas da doença no país, segundo informações disponibilizadas hoje pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social.

Em comunicado de imprensa, aquele ministério cabo-verdiano informou que os laboratórios analisaram 322 amostras desde domingo, das quais 24 deram resultado positivo, numa taxa de positividade de 7,5%.

Os novos casos foram diagnosticados na Praia (4) e São Miguel (1), todos municípios de Santiago, em Ribeira Grande de Santo Antão (1), São Vicente (1), Sal (5), Boa Vista (5), Maio (1) e Tarrafal (1) e Ribeira Brava (5), em São Nicolau.

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram alta a mais 93 pessoas, aumentando para 15.133 casos dados como recuperados da doença no país, representando 95,7% do tal de casos até agora notificados no país.

Cabo Verde chegou a um total de 15.806 casos positivos acumulados desde 19 de março de 2020, mantém 154 óbitos (0,97% taxa de letalidade) e reduziu para 506 casos ativos, que representam 3,2% do total de casos já notificado no país.

Na habitual conferência de imprensa semanal de balanço da situação epidemiológica no país, o diretor nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto, informou que foram notificados 21 casos suspeitos e há 20 pessoas internadas, duas das quais em estado grave.

Nos últimos 14 dias, o porta-voz do Ministério da Saúde disse que o país registou-se um ligeiro aumento da taxa de positividade, derivado dos casos novos em São Nicolau, Boa Vista a Praia.

Jorge Barreto sublinhou que nos últimos dias o país registou alguns óbitos de pessoas bastante idosas, acima dos 80 anos e alguns com mais de 90 anos, de um total de sete até agora no mês de março, enquanto em todo o mês de fevereiro foram 13.

Segundo o diretor de nacional de Saúde, a situação ainda é de “alguma estabilidade” a nível nacional, mas “bastante variável” entre as ilhas que estão em momento epidemiológico diferente.

E por ser uma situação “bastante dinâmica” e porque o vírus continua a circular, o responsável de saúde voltou a apelar a todos para continuarem a observar as medidas de prevenção, nomeadamente uso de máscara, distanciamento físico e lavagem frequente das mãos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.593.872 mortos no mundo, resultantes de mais de 116,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

Lançada 3.ª edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia

O Núcleo de Estudos de Doenças do Fígado (NEDF) da SPMI e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) acabam de lançar a terceira edição da Escola Anual Virtual de Hepatologia, entre 26 de setembro de 2024 e 3 de julho de 2025.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights