Victor Herdeiro é novo presidente da Administração Central do Sistema de Saúde

10 de Março 2021

Victor Marnoto Herdeiro é desde hoje o novo presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), substituindo no cargo Márcia Roque, segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso.

Os membros do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde são designados por despacho, dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Saúde, para um mandato de três anos, até ao limite máximo de três renovações consecutivas.

“Atendendo a que os atuais membros do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. cessaram o respetivo mandato a 31 de dezembro de 2020, torna-se necessário proceder à designação de novos membros deste órgão de gestão, para um novo mandato de três anos”, refere o documento.

Além de Victor Marnoto Herdeiro foram também eleitos Joana Cristina Veiga Carvalho Barbosa, para o cargo de vice-presidente, Sandra Isabel Baptista Brás e Tiago Jorge Carvalho Gonçalves, para os cargos de vogal.

A eleição destes membros teve em conta “a sua idoneidade, experiência e competências profissionais” para o desempenho dos cargos, lê-se no despacho.

Para a sua eleição, foi ouvida a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, que se pronunciou favoravelmente.

Victor Emanuel Marnoto Herdeiro, 51 anos, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e possui especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Também foi vice-presidente da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica – AICIB, entre 2019 e 2021 e presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, entre 2011 e 2018.

Foi ainda vogal executivo da Unidade Local de Saúde de Matosinhos entre 2008 e 2010, membro do Núcleo Executivo da Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório, em 2008, e administrador hospitalar no Hospital Geral de Santo António, entre 2002 e 2008.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Myanmar: sismo intensifica crise humanitária

Em Myanmar, o sismo de 7,7 de março agravou uma crise já severa. Com mais de 3.500 mortos e 5.000 feridos, milhões enfrentam vulnerabilidade extrema. O ACNUR mobiliza ajuda para sobreviventes em Mandalay e Nay Pyi Taw, mas as necessidades urgentes excedem a capacidade de resposta.

Novo Centro de Saúde em Amora Beneficiará 28 Mil Utentes

Amanhã, às 10h, será lançada a primeira pedra da Unidade de Saúde dos Foros de Amora na Quinta da Charnequinha. Com capacidade para atender 28 mil utentes e um investimento de 4 milhões de euros, este projeto estratégico visa mitigar desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

FDA aprova Gepotidacina: Novo antibiótico para ITUs não complicadas

A FDA aprovou gepotidacina, o primeiro antibiótico oral de nova classe em quase 30 anos, para tratar infeções urinárias não complicadas em mulheres adultas e adolescentes a partir dos 12 anos. Baseado nos ensaios clínicos EAGLE-2 e EAGLE-3, oferece uma opção eficaz contra microrganismos resistentes.

Direito de Resposta – CNPD

Tendo por base a notícia unidade-local-de-saude-de-coimbra-controla-assiduidade-com-reconhecimento-facial, publicado acessível através do URL Unidade Local de Saúde de Coimbra controla assiduidade...

Dr. António Pedro Machado: A atualização médica contínua e os desafios da prática clínica

O Dr. António Pedro Machado, Coordenador Científico do Update em Medicina, em entrevista exclusiva ao Healthnews, destaca a importância da formação contínua na prática clínica, o papel da multidisciplinaridade e a integração de inteligência artificial na medicina. Salienta como o congresso e os cursos certificados pela DGERT capacitam médicos para desafios atuais e futuros.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights