Chamadas para a Linha do Cidadão Idoso aumentam 7% em 2020

15 de Março 2021

As chamadas para a Linha do Cidadão Idoso da Provedoria de Justiça aumentaram 7% em 2020, para um total de quase 3 mil chamadas, de acordo com dados enviados pela entidade à Lusa.

A linha do idoso da Provedoria de Justiça, que presta informações e encaminhamento relativamente aos direitos e apoios que assistem a população com idade mais avançada, em 2020, recebeu 2.967 chamadas, que representam um aumento de 7% face a 2019.

Este valor traduz mais de metade do total de ligações telefónicas (4.027) recebidas pelo núcleo de atendimento do órgão, o “Núcleo-CID”, que também dá apoio a crianças e pessoas com deficiências.

No ano em que a pandemia se começou a fazer sentir no país, os principais temas que motivaram o contacto à linha do idoso foram: respostas sociais (centros de dia, estruturas residenciais para idosos, serviço de apoio domiciliário) e serviços de apoio aos idosos (461), saúde (336), serviços públicos (278) e Pensões (251).

Apesar dos temas destacados pela provedoria de justiça serem os que são habitualmente encontrados na linha do idoso, a entidade garante que em 2020 notou-se um aumento significativo devido aos constrangimentos impostos pela pandemia na vida dos cidadãos.

A provedoria de justiça, órgão público que defende e promove os direitos fundamentais, garantiu ainda que manteve o mesmo modo de atuação, mas de forma intensificada, sendo que na primeira fase da crise pandémica a linha do idoso assegurou o atendimento inclusive aos fins de semana, informando os utentes sobre os respetivos direitos e fazendo o encaminhando para as entidades competentes.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDI dedica mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII)

A APDI – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, colite ulcerosa, doença de Crohn está a dedicar, mais uma vez, o mês de maio à consciencialização para a Doença Inflamatória do Intestino (DII) seguindo as indicações da EFFCA – Federação Europeia das  Associações de Doença de Crohn e Colite Ulcerosa que neste ano de 2024 escolheu como mote “A  DII não tem fronteiras”.

Nuno Jacinto: “A Medicina Geral e Familiar tem um papel central em todos os sistemas de saúde”

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reforçou a importância da especialidade na promoção da saúde e prevenção da doença. No âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, Nuno Jacinto falou ao HealthNews sobre os constragimentos que estes profissionais de saúde enfrentam e dos desafios que os cuidados de saúde primários enfrentam em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights