Facebook vai adicionar “rótulos informativos” a publicações sobre vacinas

16 de Março 2021

O Facebook vai adicionar rótulos informativos a publicações sobre vacinas contra o novo coronavírus numa tentativa de reforçar o combate à desinformação relacionada com a Covid-19 nas redes sociais, foi esta terça-feira anunciado.

De acordo com o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, os rótulos conterão “informação credível” da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre as vacinas em inglês e cinco outras línguas, devendo ser acrescentados mais idiomas nas próximas semanas.

“Por exemplo, estamos a adicionar um rótulo nas publicações que discutem a segurança das vacinas covid-19, que refere que as vacinas passam por testes de segurança e eficácia antes de serem aprovadas”, disse Zuckerberg.

A rede social está também a acrescentar uma ferramenta para ajudar a vacinar os utilizadores, ligando-os a informações sobre onde e quando podem receber a vacina.

O Facebook e a Instagram têm sido criticados por permitirem a disseminação da propaganda anti-vacinação e por serem “terrivelmente lentos” na eliminação da desinformação, muitas vezes com verificações de factos, rótulos e outras medidas de restrição.

“Este anúncio fica muito aquém do que é necessário para resolver a crise da anti-vacinação está a poluir as ‘timelines’ dos utilizadores das redes sociais”, disse Imran Ahmed, diretor da organização sem fins lucrativos Centro de Combate ao Ódio Digital, um crítico da forma como as empresas de redes sociais lidam com o discurso do ódio e a desinformação.

“O Facebook e a Instagram ainda não removem a grande maioria das publicações que lhes são comunicadas por conterem informações erradas e perigosas sobre vacinas”, disse Imran Ahmed.

“Os principais superdisseminadores anti-vacinas continuam todos presentes na Instagram ou no Facebook, apesar das promessas de os remover. E as provas sugerem que a forma como o Facebook aplica rótulos a publicações de desinformação tem um impacto mínimo”, acrescentou.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM aponta quatro prioridades para reunião com o Governo

A presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) identificou hoje os salários, as 35 horas semanais, a integração dos médicos internos na carreira e as progressões como prioridades para o encontro da próxima sexta-feira com o Governo.

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights