Facebook vai adicionar “rótulos informativos” a publicações sobre vacinas

16 de Março 2021

O Facebook vai adicionar rótulos informativos a publicações sobre vacinas contra o novo coronavírus numa tentativa de reforçar o combate à desinformação relacionada com a Covid-19 nas redes sociais, foi esta terça-feira anunciado.

De acordo com o CEO da empresa, Mark Zuckerberg, os rótulos conterão “informação credível” da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre as vacinas em inglês e cinco outras línguas, devendo ser acrescentados mais idiomas nas próximas semanas.

“Por exemplo, estamos a adicionar um rótulo nas publicações que discutem a segurança das vacinas covid-19, que refere que as vacinas passam por testes de segurança e eficácia antes de serem aprovadas”, disse Zuckerberg.

A rede social está também a acrescentar uma ferramenta para ajudar a vacinar os utilizadores, ligando-os a informações sobre onde e quando podem receber a vacina.

O Facebook e a Instagram têm sido criticados por permitirem a disseminação da propaganda anti-vacinação e por serem “terrivelmente lentos” na eliminação da desinformação, muitas vezes com verificações de factos, rótulos e outras medidas de restrição.

“Este anúncio fica muito aquém do que é necessário para resolver a crise da anti-vacinação está a poluir as ‘timelines’ dos utilizadores das redes sociais”, disse Imran Ahmed, diretor da organização sem fins lucrativos Centro de Combate ao Ódio Digital, um crítico da forma como as empresas de redes sociais lidam com o discurso do ódio e a desinformação.

“O Facebook e a Instagram ainda não removem a grande maioria das publicações que lhes são comunicadas por conterem informações erradas e perigosas sobre vacinas”, disse Imran Ahmed.

“Os principais superdisseminadores anti-vacinas continuam todos presentes na Instagram ou no Facebook, apesar das promessas de os remover. E as provas sugerem que a forma como o Facebook aplica rótulos a publicações de desinformação tem um impacto mínimo”, acrescentou.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre novo hospital no Barreiro

O Hospital CUF Barreiro abre as portas em 2028, com um investimento de 55 milhões de euros. Vai aumentar o acesso a cuidados de saúde diferenciados na região e criar mais de 300 postos de trabalho.

Reunião entre USF-AN e Ministério da Saúde Aborda Desafios do SNS

A USF-AN e o Ministério da Saúde realizaram uma reunião online para discutir desafios do SNS, incluindo contratação de médicos, PPP, e modelos de financiamento. Foram abordados 17 pontos, com foco em melhorias para os cuidados de saúde primários.

KIMMTRAK aprovado em Portugal para tratamento de melanoma uveal

A Immunocore anuncia a aprovação do financiamento público de KIMMTRAK (tebentafusp) em Portugal para o tratamento de adultos com melanoma uveal irressecável ou metastático, positivos para HLA-A*02:01. Este medicamento é a primeira opção terapêutica aprovada para esta condição rara e agressiva.

Caminhada solidária em cascais alerta para o mieloma múltiplo

No dia 29 de março, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia organiza a 1ª Caminhada pelo Mieloma Múltiplo em Cascais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre esta doença silenciosa e promover um estilo de vida saudável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 25 de março.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights