Madeira admite não atingir imunidade de grupo na data prevista

16 de Março 2021

O Governo da Madeira admitiu esta terça-feira que o arquipélago poderá não atingir a imunidade de grupo face à Covid-19 no verão, conforme estava previsto, devido à suspensão da administração da vacina da AstraZeneca.

“Nós tínhamos esta contabilização feita em função das vacinas da AstraZeneca [imunizar 70% da população], mas esta situação veio alterar o que estava previsto”, disse o presidente do executivo, Miguel Albuquerque.

O governante falava à margem de uma visita ao Serviço Regional de Proteção Civil, no Funchal, onde procedeu à entrega de novos equipamentos aos corpos de bombeiros da região, nomeadamente postos de comando portáteis e tendas operacionais.

Miguel Albuquerque indicou que o governo, de coligação PSD/CDS-PP, vai reunir-se esta tarde para analisar a situação.

Na Madeira, a primeira dose da vacina da AstraZeneca já foi administrada a 3.543 pessoas, sendo que a região dispõe de um total de 35 mil vacinas desta farmacêutica.

A Direção Regional de Saúde decidiu seguir a indicação da Direção-Geral da Saúde e suspendeu na segunda-feira a administração da vacina da AstraZeneca programada no arquipélago, mantendo a da Pfizer.

Ao nível nacional, as autoridades tomaram a decisão após vários países europeus terem suspendido a administração desta vacina devido a relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas.

Espanha, Itália, Alemanha, França, Noruega, Áustria, Estónia, Lituânia, Letónia, Luxemburgo e Dinamarca, além de outros países, incluindo fora da Europa, já interromperam o uso da vacina da AstraZeneca, após relatos de casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas que foram vacinadas com doses do fármaco.

A empresa já disse que não há motivo para preocupação com a sua vacina e que houve menos casos de trombose relatados nas pessoas que receberam a injeção do que na população em geral.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmaram que os dados disponíveis não sugerem que a vacina da AstraZeneca tenha causado os coágulos e que as pessoas podem continuar a ser imunizadas com esse fármaco.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights