Marcelo quer testagem, rastreio e mais rápida vacinação

26 de Março 2021

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira que é fundamental haver testagem e rastreio, desde logo nas escolas, e mais rápida vacinação contra a Covid-19 para o processo de desconfinamento em curso ser bem-sucedido.

“É este o nosso desafio imediato, a começar nos próximos dias até à Páscoa”, considerou Marcelo Rebelo de Sousa, numa declaração ao país, a partir do Palácio de Belém.

O chefe de Estado afirmou que “um desconfinamento bem-sucedido exige testar e rastrear, desde logo, as escolas que já abriram e aquelas que irão abrir depois da Páscoa”, o que, observou, representa “um esforço enorme, mas essencial para garantir a confiança e reforçar a segurança”.

Segundo o Presidente da República, “um desconfinamento bem-sucedido exige, também, vacinar mais e mais depressa”.

“Testemos, vacinemos, mas cumpramos também as regras sanitárias, contendo o risco de infeção”, acrescentou.

Nesta mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa apelou também à sensatez e prudência dos portugueses, em especial no período da Páscoa, no início de abril: “Testar, rastrear e vacinar são essenciais para um desconfinamento bem-sucedido, mas não bastam”.

O Presidente da República referiu-se ao “atraso no fornecimento de vacinas” no quadro europeu que obrigou a reajustamentos no calendário de vacinação definido no final do ano passado.

“Esperamos que esta questão possa ser finalmente ultrapassada durante o segundo trimestre, ou seja, já a partir de abril. E que, naquilo que de nós dependa, tudo façamos para recuperar o tempo decorrido, convertendo o milhão de primeira toma e o meio milhão de duas tomas de agora nos 70% de imunizados em setembro”, declarou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights